Google é autorizado a comprar empresa de sistema de passagens aéreas

WASHINGTON – Autoridades do governo americano permitiram que o Google Inc. prossiga com a compra da empresa de sistemas para rastreamento de tarifas aéreas ITA Software por US$ 700 milhões, mas sob condições significativas.

A aquisição irá posicionar o gigante de buscas na internet como um ator importante no mercado de viagens online. A ITA dará ao Google o controle sobre a tecnologia que alimenta os sistemas de reservas das companhias aéreas mais importantes dos Estados Unidos e de muitos serviços online de comparação de tarifas, incluindo Kayak, TripAdvisor e Hotwire.

Mas para ganhar a liberação do Departamento de Justiça (DOJ) nesta sexta-feira, o Google concordou em licenciar o software da ITA para outras empresas, e será proibido de acessar quaisquer dados de propriedade industrial ou de tecnologia dos clientes que residam ou sejam executados por meio de servidores da ITA.

Além disso, o governo vai monitorar o Google para garantir que ele não adote um comportamento anticoncorrencial. Isso poderia incluir a manipulação de seu poderoso motor de busca para orientar os consumidores a seus serviços próprios – ou exibir os links para os rivais em posições muito inferiores em seus resultados de busca – se usar a ITA para entrar no negócio de viagens online.

A empresa também deverá relatar aos funcionários do governo as suas atividades envolvendo viagens online, incluindo buscas de viagens e publicidade. Além disso, o governo vai criar um fórum para as queixas sobre o comportamento do Google

Isso poderia, eventualmente, compor as bases para uma investigação mais ampla, tanto pelo Ministério da Justiça como pela Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) sobre as práticas do Google além das buscas online, em mercados mais especializados, incluindo vídeo, mapeamento e finanças.

A Comissão Europeia e o procurador-geral do Estado americano do Texas estão atualmente investigando se o Google manipula resultados de pesquisas para estender seu monopólio a outros negócios online.

O Google se comprometeu a não vender passagens de avião ou oferecer outros serviços de agendamento de viagens em seu próprio site. A empresa disse que quer usar o sistema da ITA para melhorar seus resultados de busca para viagens – dando aos consumidores mais opções e melhores formas de buscar passagens de avião. Isto pode permitir que a empresa aumente os preços de anúncios publicitários de companhias aéreas, hotéis, locadoras de automóveis e outros serviços de lazer que buscam alcançar os turistas na internet.

(Associated Press)

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