Invepar já busca informações sobre Cumbica

Embora ainda não tenha assinado o contrato de concessão, a Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura) já começou a trabalhar com a Infraero colhendo informações sobre o aeroporto de Guarulhos (SP). A intenção da empresa, que também analisa entrar na disputa pelo projeto do trem de alta velocidade, é aumentar a eficiência das atuais pistas para que a capital paulista não precise de um terceiro aeroporto nos próximos anos.
 
Segundo o diretor de novos negócios da Invepar, Hilario Leonardo Pereira Filho, a empresa está buscando informações antes da assinatura, para conseguir executar, no prazo, itens exigidos pelo edital. "Estamos procurando o máximo de dados e circular no meio aeroportuário, nos conectando com agentes como a Polícia Federal, a Polícia Civil e a vigilância sanitária, importantes no processo."
 
Ele comentou que a empresa quer aumentar a eficiência do aeroporto e transformá-lo em "um dos melhores aeroportos do mundo". O aumento da capacidade será feito sem a terceira pista – projeto antigamente cogitado por autoridades e que não é exigido pelo edital. "Não seria viável em nosso tempo de concessão [20 anos]", disse. As duas atuais pistas de Guarulhos já atenderiam a demanda por movimentação, na visão dele.
 
Segundo o executivo, cerca de 50% das receitas do aeroporto serão não tarifárias, ou seja, virão de atividades acessórias, como estacionamentos comerciais. Hoje, Guarulhos tem apenas 40% dos ganhos são desse tipo de faturamento. Os ganhos tarifários, de taxas cobradas de passageiros e companhias aéreas, representam atualmente 60% do total. "Nossa meta é inverter isso nos próximos três a quatro anos", disse o presidente da Invepar, Gustavo Rocha, em entrevista recente ao Valor.
 
Em maio, as concessionárias devem entregar as garantias exigidas por edital para assinatura do contrato. Todos os recursos necessários, segundo Pereira Filho, já estão alocados. "Está tudo certo", disse.
 
O executivo conta que a empresa mantém o interesse no projeto do trem de alta velocidade – que tem o objetivo de ligar as cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Campinas (SP). "Nós estudamos o projeto do trem bala [anteriormente]. Agora o governo está redefinindo a modelagem. Se for o caso, vamos dar uma olhada", disse.
 
O ministro dos Transportes, Paulo Passos, disse recentemente que o projeto deve ser apresentado em audiências públicas ainda neste semestre e que a previsão é que o leilão ocorra até novembro. Sobre possível nova rodada de concessão de aeroportos, Pereira Filho disse que "a Invepar tem interesse em todos os projetos de infraestrutura".

(Fábio Pupo | Valor)

 

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