Japonesa Casio inicia operação direta no Brasil

Depois de 30 anos atuando no Brasil por meio de um distribuidor, a fabricante japonesa Casio terá operação direta no país. O objetivo da mudança é dar mais autonomia à companhia na promoção de seus produtos.
 
“Percebemos que nosso distribuidor não estava fazendo os esforços necessários para desenvolver o negócio no país e resolvemos assumir a operação”, disse Hiroshi Nakamura, diretor-geral de vendas para mercados internacionais da Casio, durante evento realizado hoje, em São Paulo.
 
A operação local da empresa só começou a ser estruturada em 2008, quando um escritório de vendas e marketing foi montado em São Paulo. Segundo Masakazu Hirano, diretor-presidente da operação brasileira da companhia, o contrato com o distribuidor foi cancelado em março de 2011.
 
Há um ano, a Casio prepara a estrutura para atender o mercado brasileiro e também a América Latina. “Fechamos o escritório em Miami e trouxemos a sede dos negócios na região para o Brasil”, disse Hirano.
 
Atualmente, a operação no país conta com 60 funcionários. Mais 10 serão incorporados nos próximos dois meses. De acordo com o executivo, a previsão é investir R$ 7 milhões para reposicionar a marca no Brasil. O valor, que não inclui a contratação de pessoal, prevê ações como publicidade e a inauguração de uma loja própria da companhia em um shopping em São Paulo no segundo semestre.
 
A Casio tem como principais produtos calculadoras, relógios analógicos e digitais, instrumentos musicais, câmeras e equipamentos para empresas. No Brasil, a companhia teve muito destaque nos anos 90 com os relógios da linha G-Shock e dos modelos com agenda eletrônica.
 
Segundo Nakamura, o Brasil representou um quarto da receita que a companhia teve na América Latina em 2011, ou cerca de 3 bilhões de ienes (US$ 36,4 milhões). A expectativa de Hirano é dobrar esse valor anualmente nos próximos anos. A fabricação local de produtos está em estudo.
 
A expansão em mercados emergentes faz parte da estratégia de crescimento da companhia para o ano fiscal 2012. Em 2011, a Casio registrou receita de 341,6 bilhões de ienes (US$ 4,14 bilhões), 20% a menos do que no período anterior.
 
A queda é atribuída à redução de participação na joint venture com as também japonesas Hitachi e NEC na área de telefones celulares. No ano passado, o mercado japonês foi responsável por mais de 40% da receita da companhia. Do valor total, 71% veio das vendas de produtos voltados aos consumidores residenciais, como câmeras e relógios de pulso.

(Gustavo Brigatto | Valor)
 

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