A JBS, maior processadora de proteína animal do mundo, confirmou há pouco a intenção de concluir a aquisição de ativos da XL Foods nos Estados Unidos. Em comunicado protocolado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa brasileira informa que o negócio deve se concretizar no próxima segunda feira (8 de abril).
Com a operação, a JBS assumirá dois frigoríficos, localizados nos Estados de Nebraska e Idaho. Cada um deles tem capacidade para abater 1,1 mil cabeças de bovinos por dia.
A JBS informa, ainda, que a unidade de Idaho está inativa e, por ora, não há interesse em reabri-la. O momento da indústria americana de carne bovina é particularmente importante para a decisão de manter a unidade fechada, uma vez que a oferta de boi gordo nos EUA permanece bastante restrita, pressionando as margens dos frigoríficos.
A aquisição dos ativos da XL Foods foi anunciada pela JBS em outubro do ano passado e incluía ativos no Canadá e nos EUA. Em janeiro deste ano, a aquisição das operações canadenses foi confirmada pela JBS, enquanto que compra dos ativos da XL Foods nos EUA ainda dependia de autorizações das autoridades americanas.
Pelo acordo firmado, a JBS não assumirá dívidas da XL Foods.
(Luiz Henrique Mendes | Valor)