O grupo pernambucano JCPM, do empresário João Carlos Paes Mendonça, deu início hoje às obras do Rio Mar Shopping, que promete ser o maior shopping center da região Nordeste. Orçado em R$ 600 milhões, o empreendimento será erguido em um terreno de 202 mil metros quadrados na região central do Recife e deve ser inaugurado até novembro de 2012.
De acordo com o empresário, a área bruta locável (ABL) do Rio Mar terá 98,7 mil metros quadrados, a maior entre os 11 shoppings onde o grupo tem participação acionária. Além do shopping, serão construídas no local três torres empresariais, com 48 mil metros quadrados de área privativa.
Voltado para o público de classe média, o projeto contará com 476 lojas, sendo 18 as chamadas âncoras – lojas maiores, de marcas conhecidas -, e outras 7 megalojas. Também está prevista a construção de 14 salas de cinema, um teatro e 11 restaurantes. O estacionamento terá 7,8 mil vagas.
O empreendimento será construído pelo próprio grupo JCPM, que também atua no setor imobiliário, em parceria com a empreiteira pernambucana Moura Dubeux. A expectativa é de que cerca de 3 mil pessoas trabalhem na construção do shopping.
Instalado em um local de difícil acesso, às margens do Rio Capibaribe, o shopping só foi viabilizado mediante o lançamento de um grande complexo viário pela prefeitura do Recife, orçado em mais de R$ 500 milhões. As obras, no entanto, só devem começar em janeiro de 2011 e vão durar cerca de 30 meses.
O grupo JCPM foi formado a partir da venda da rede de supermercados Bompreço, fundada pela família Paes Mendonça, para a varejista americana Walmart, em 2000. Além dos shopping centers e da construtora, o grupo também atua no setor de comunicação, controlando um jornal, dois canais de televisão e sete emissoras de rádio.
(Murillo Camarotto | Valor)