Los Grobo mantém plano de expansão no Brasil

O conglomerado agrícola argentino Grupo Los Grobo está avançando em seus planos de expandir as operações no Brasil, mesmo depois de desistir de realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO) no País por causa da turbulência no mercado global. O presidente do grupo, Gustavo Grobocopatel, disse que o Brasil terá participação cada vez maior nas operações da companhia durante os próximos anos. Atualmente, o Brasil é responsável por 40% a 45% da receita anual do Los Grobo.

Grobocopatel costuma ser chamado de "rei da soja" na imprensa argentina, por arrendar amplas faixas de terras para o cultivo de soja por meio de parcerias de divisão da safra. O Los Grobo cultiva cerca de 300 mil hectares e colhe 3 milhões de toneladas de soja e outros grãos por ano. Grobocopatel espera que a receita supere US$ 1 bilhão neste ano.
 
Até 60% de todas as lavouras da Argentina são cultivadas por meio do esquema de divisão de safra com o Los Grobo e outras companhias. O modelo de trabalho do grupo ganhou força no Brasil em meio a uma crescente produção de soja. Apenas os Estados Unidos exportam mais soja do que o Brasil, e a Argentina está em terceiro lugar. As informações são da Dow Jones.

(Filipe Domingues l Agencia Estado)

+ posts

Share this post