Netshoes vai à Argentina e ao México

A Netshoes, loja virtual especializada em artigos esportivos, desembarca segunda-feira na Argentina. É o primeiro passo da internacionalização da empresa, que, conforme apurou o Valor, também já planeja sua chegada ao segundo mercado de compras on-line da América Latina depois do Brasil, o México. Na Argentina, o objetivo é dobrar a operação em um ano e futuramente ser o terceiro maior comércio eletrônico do país e o número um na área de esportes. O investimento inicial na operação é de R$ 17 milhões.

Enquanto expande a operação a outros mercados, a companhia mantém o crescimento no Brasil, onde faturou quase R$ 400 milhões em 2010, segundo estimativas do mercado. Em agosto, a Netshoes alcançou o posto de site mais acessado do comércio eletrônico brasileiro, com 5,8 milhões de visitantes únicos. A empresa ultrapassou a Americanas.com e o Submarino, que registraram em torno de 5,4 milhões de visitantes únicos cada um, segundo a consultoria ComScore. Desde 2010, a empresa figurava entre as três com maior audiência, mas estava atrás das duas varejistas da B2W.

Além da proximidade, a Argentina foi escolhida para a largada da empresa no exterior porque a Netshoes enxergou no país uma oportunidade de negócio baseada numa realidade semelhante à brasileira. "Lá, como em outros países de industrialização tardia, os recursos ficaram em poucos lugares", diz Roni Bueno, diretor de marketing do grupo. "As grandes cidades têm tudo o que as pessoas precisam, como São Paulo, mas são lugares caóticos, enquanto cidades menores não têm muitas coisas".

Esse cenário torna-se conveniente para o comércio eletrônico, que leva uma gama cada vez maior de produtos às cidades pequenas e médias e, ao mesmo tempo, oferece ao morador dos grandes centros urbanos a comodidade de comprar sem precisar enfrentar trânsito e grandes deslocamentos. O estudo de mercado feito pela Netshoes identificou carência de oferta em cidades como Córdoba, La Plata, Mendoza e Rosario, de alto poder aquisitivo, mas sem os recursos disponíveis em Buenos Aires.

O percentual de internautas entre os argentinos (32%) é maior do que no Brasil (21%), mas a Argentina não vive o boom registrado pelo varejo on-line no mercado brasileiro. A Netshoes considera-se a maior operação de artigos esportivos na web da América Latina. O grupo opera, por exemplo, as vendas na web de sete times brasileiros de futebol e administra os sites das marcas Havaianas e Topper, da Alpargatas, e as categorias de tênis e futebol da Americanas.com.

A empresa teve dificuldade em encontrar profissionais nativos com experiência no segmento e precisou treinar os executivos no Brasil. Todos os diretores são argentinos. "Queremos ser vistos como uma empresa de argentinos vendendo para argentinos", diz Bueno. No começo serão 75 pessoas, e 30 delas ficarão no Brasil.

Uma central de atendimento própria e um centro de distribuição de 1,6 mil m² funcionam na grande Buenos Aires. O site será aberto com 2 mil itens, incluindo produtos não vendidos no Brasil, como artigos de ski. "Também estamos estudando o mercado para saber de quais produtos os argentinos sentem falta".

(Adriana Meyge | Valor)

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