10 filmes que todo empreendedor deveria assistir

Cinema para empreendedor

São Paulo – No próximo dia 24, o mundo vai conhecer os vencedores do Oscar deste ano. Entre beldades no tapete vermelho e apresentações artísticas, os empreendedores também podem tirar proveito deste momento.

Para ajudar, a National Federal of Independent Business (NFIB), organização que apoia e representa pequenas empresas nos Estados Unidos, elaborou uma lista com dez filmes dignos do Oscar que todos os donos de pequenas empresas deveriam assistir.

O Homem que Mudou o Jogo (2011)

O personagem Billy Beane, interpretado por Brad Pitt, tem o desafio de tirar um time de beisebol do buraco e vai usar a estatística para selecionar os melhores jogadores. “Bootstrapping é algo que muitos proprietários de pequenas empresas estão acostumados a fazer. Este filme mostra como uma abordagem inovadora quando você tem pouco ou nenhum dinheiro pode ajudar a vencer a competição”, diz.

A Rede Social (2010)

A trama da criação do Facebook e do processo sofrido por Mark Zuckerberg no começo da empresa é o mote deste filme. Segundo a associação, os empreendedores devem assistir porque “não há como negar o impacto do Facebook na vida cotidiana”.

Jogada de Gênio (2008)

A indústria automobilística usa uma invenção de Robert Kearns, interpretado por Greg Kinnear, e ele briga pelos créditos. “É importante proteger as suas ideias de serem roubadas por gigantes corporativos ou pela concorrência”, indica a NFBI.

À Procura da Felicidade (2006)

Este filme já se tornou um clássico quando o tema é inspiração. O roteiro traz Will Smith como um homem em busca da carreira que acredita e do sustento da família. “Este filme mostra como um homem superou obstáculos e trabalhou de forma mais inteligente e determinada do que a concorrência. Ele nunca perdeu de vista o objetivo final e fez tudo o que podia para realizar seus sonhos”, indica a NFBI.

O Céu de Outubro (1999)

Um grupo de amigos decide aprender a construir foguetes, mas quase ninguém acredita que eles são capazes de ter sucesso. “É uma história inspiradora sobre como alterar o seu caminho na vida para perseguir seus sonhos. Algo que muitos empresários sabem muito bem”, diz a associação.

Piratas do Vale do Silício (1999)

Este filme traz a história de rivalidade entre Apple e Microsoft, sob a ótica de seus co-fundadores, Steve Wozniak e Steve Ballmer. Para a NFBI, “Steve Jobs e Bill Gates têm sido considerados inspiração para muitos empresários. Este filme mostra suas lutas, sucessos e como eles se tornaram os pais do mundo da tecnologia”.

Mong & Lóide (1995)

Na comédia, um negócio à beira da falência fica nas mãos do desajeitado Tommy, filho do dono. Para a associação americana, entre uma risada e outra, o filme lembra os empreendedores da importância de ter um plano de sucessão adequado para o negócio.

O Sucesso a Qualquer Preço (1992)

As disputas de uma equipe de vendas sob pressão servem de pano de fundo para este filme. A chegada de um novo chefe mexe com a dinâmica do ambiente. “Os empreendedores são vendedores. Eles têm que vender sua visão, produto, empresa e propósito em tudo que fazem. E, geralmente, o fechamento da venda é a parte mais difícil, mas deve ser sempre perseguido”, sugere a associação.

Rocky (1976)

No papel de Rocky Balboa, Sylvester Stallone tem a chance de disputar um campeonato de luta. A maioria dos pequenos negócios são como Rocky quando colocados junto aos grandes concorrentes. “No entanto, ambos podem ser competitivos e ter sucesso no mercado de hoje”, diz a NFBI.

(Exame)

+ posts

Share this post