26 negócios fechados em janeiro no Brasil e no mundo

Entre aquisições e fusões, veja as companhias que fecharam negócio no primeiro mês do ano

Fiat tem 65,1% da Chrysler

São Paulo –  Em janeiro, a Fiat exerceu sua opção de compra de mais 3,3% do capital da montadora norte-americana Chrysler, detido pelo fundo de pensão Veba, dos Estados Unidos.

A montadora italiana pagou 198 milhões de dólares pelo negócio. Com a aquisição, a Fiat, que já era majoritária na Chrysler, passa a controlar 65,17% do capital da montadora de Detroit.

Swatch compra Harry Winston

A Swatch anunciou em meados de janeiro a compra da americana Harry Winston, famosa por suas joias e relógios de luxo. Além do pagamento de 750 milhões de dólares, a Swatch também irá assumir dívidas avaliadas em 250 milhões de dólares, elevando o valor da aquisição para 1 bilhão de dólares.

De acordo com Nayla Hayek, presidente do conselho do grupo Swatch, a nova marca “complementa brilhantemente o portfólio de prestígio” que a companhia possui.

BTG fecha três negócios

Também em janeiro, o BTG Pactual, de André Esteves, fechou três operações: a compra do combalido Bamerindus por 418 milhões de reais, conforme antecipou EXAME.

Outra operação foi uma joint venture com a Deep Sea Supply para controlar e operar navios tipo PSV (Platform Supply Vessels) e embarcações AHTS (Reboque, Manuseio de Âncoras e Suprimento) no Brasil.

A terceira operação fechada pelo banco foi a venda de 6,5% de participação que ele detinha na Ecorodovias para a Impregilo. O negócio foi fechado por 255 milhões de dólares.

Profarma faz duas aquisições

Em menos de 15 dias, a Profarma, distribuidora de produtos farmacêuticos, fez duas aquisições.

Em janeiro, a empresa comprou 100% das ações da CSB, companhia que detém as bandeiras Drogasmil e Farmalife, do Rio de Janeiro. A aquisição foi fechada por 87 milhões de reais.

Dias depois, a distribuidora de remédios  fechou a aquisição de uma participação na rede carioca de farmácias Tamoios por 104 milhões de reais.

Philips vende braço de áudio e vídeo

A Philips Electronics fechou a venda, em janeiro, da sua unidade de áudio e vídeo. O negócio foi fechado com a japonesa Funai Electric por cerca de 200 milhões de dólares. 

A operação marca a saída da Philips de uma de suas operações mais tradicionais. No ínicio do ano passado, a companhia havia separado sua unidade de televisão ao firmar uma joint venture com a TPV.

Yahoo! compra Snip.it

Em janeiro, o Yahoo! comprou a startup Snip.it. Trata-se da segunda aquisição feita por Marissa Mayer no comando da companhia.

Segundo comunicado feito pelo Snip.it, não está claro o que o Yahoo! pretende fazer com a plataforma e seus serviços serão desativados ainda neste mês.
 

Compra da Samsung nos EUA

Em janeiro, a  Samsung comprou, por meio de sua filial norte-americana Samsung Electronics America, a empresa NeuroLogica, desenvolvedora de máquinas que produzem imagem médica, tais como scanners de tomografia computadorizada e scanners CT.

A Samsung não revelou o valor do negócio.

Laureate compra 100% da Anhembi Morumbi

Depois de receber um investimento de 150 milhões de dólares na última semana, a rede americana de ensino Laureate saiu às compras e adquiriu 49% das ações da Universidade Anhembi Morumbi.

A Laureate já detinha o controle da universidade, com 51% de participação.
 

Buffett compra projetos de centrais solares

O produtor americano de energia MidAmerican Solar, controlado pelo conglomerado do multimilionário Warren Buffett, anunciou em janeiro, a compra de dois projetos de centrais solares da SunPower, filial da francesa Total, na Califórnia.

Os dois projetos, batizados de Antelope Valley Solar Projects, com uma potência de produção acumulada de 579 megawatts, representam juntos o maior projeto de produção de energia fotovoltaica autorizado no mundo.
 

Group 1 compra UAB Motors

Em janeiro, o Group 1 Automotive, o quarto maior grupo de concessionárias dos Estados Unidos, comprou a varejista brasileira UAB Motors Participações por  146 milhões de dólares em dinheiro e ações.

A operação engloba 18 concessionárias – duas da Toyota, quatro da Nissan, duas da BMW, duas da BMW-Mini, três da Renault, três da Peugeot, uma da Land Rover e uma outra da Land Rover-Jaguar.
 

Microsoft compra id8 Group R2 Studios

Em janeiro, a Microsoft, em meio aos esforços para crescer na tecnologia de uso doméstico e de entretenimento, comprou a startup id8 Group R2 Studios.

A id8 Group R2 Studios foi criada em 2011 pelo empresário e investidor do Vale do Silício Blake Krikorian.

Recentemente, a empresa lançou um aplicativo para o Google Android que permite ao usuário controlar o aquecimento e o sitema de iluminação em sua residência através de smartphones.
 

Embraer e a AgustaWestland firmam parceria

A Embraer e a AgustaWestland, empresa controlada pela italiana Finmeccanica, anunciaram em janeiro a assinatura de um acordo para criar uma sociedade para a fabricação de helicópteros no Brasil.

A nova companhia será criada em poucos meses, de acordo com o comunicado da Embraer, e terá como objetivo atender tanto o mercado comercial como o militar no Brasil e demais países da América Latina.
 

Totvs compra PC Sistemas

A Totvs anunciou em janeiro a aquisição da W&D Participações, dona das empresas PC Sistemas e PC Informática.

O negócio foi fechado por até 95 milhões de reais, sendo 80 milhões de reais pagos aos antigos controladores da empresa e outros cerca de 15 milhões de reais previsto para o pagamento de um valor variável, calculado com base no cumprimento de metas operacionais durante o ano.
 

AT&T faz aquisição de US$ 780 milhões

A operadora norte-americana AT&T anunciou no mês passado um investimento de mais de 780 milhões de dólares para comprar a Altel, braço de operações wireless da Atlantic Tele-Network.

Segundo a companhia, um dos objetivos do acordo é conseguir mais licenças de espectro, além de propriedades, bens de rede, lojas e 585.000 assinantes.
 

GMR e SportsMark unem operações

As agências de marketing GRM e Sportsmark anunciaram a união de suas operações em janeiro.

As duas empresas pertencem à gigante Omnicom.
 

Petroamazonas compra controle da Rio Napo

A Petroamazonas, petroleira estatal equatoriana , comprou uma fatia de 70% na joint venture Rio Napo, que pertencia a outra companhia pública, a Petroecuador.

A medida faz parte do processo de fusão entre as duas empresas. A participação restante de 30% na Rio Napo pertence à estatal venezuelana PDVSA.
 

Anhanguera compra Instituto Excelência

Em janeiro, a Anhanguera Educacional anunciou  a compra do Instituto Excelência, controladora da instituição de ensino Juspodium, por 18 milhões de reais. A operação marca a entrada do grupo em Salvador.

Esse valor é quase a metade do orçamento de até 40 milhões de reais que a companhia tem disponível neste ano para fusões e aquisições, segundo comunicado da Anhanguera ao mercado.
&nbs
p;

Yasuda compra Marítima Seguros

A Sompo Japan Insurance, conhecida no mercado brasileiro por Yasuda Seguros, comprou o controle da seguradora Marítima. A companhia japonesa já detinha 50% das ações da Marítima e passou a deter 88,2% do negócio.

Detalhes financeiros da operação não foram divulgados pela empresa. Segundo comunicado, a aquisição precisará da autorização dos órgãos reguladores do Brasil para ser aprovada.
 

 PT vende 28% da CTM Macau

A Portugal Telecom (PT) vendeu  28% que tinha na Companhia de Telecomunicações de Macau (CTM) para a chinesa Citic Telecom.

O valor do negócio foi fechado por 412 milhões de dólares

Unidas compra Best Fleet

No mês passado, a Unidas anunciou a compra de 100% das ações da locadora de veículos Best Fleet. Segundo fato relevante divulgado pela companhia, a operação foi fechada pelo montante de 185 milhões de reais.

A Best Fleet atua no segmento de locação de veículos de alto padrão voltado para clientes corporativos, com bases em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba e atendimento a clientes em todo o Brasil.

SapientNitro compra controle da iThink

A SapientNitro, divisão digital da agência Sapient, anunciou no mês passado a compra de 81% da iThink, agência digital independente brasileira, comandada por Marcelo Tripoli.

O executivo continua na empresa como presidente da subsidiária brasileira, que passará a se chamar Sapient iThink durante os próximos seis meses. Depois, muda de nome para SapientNitro. O valor do negócio não foi revelado.
 

Duratex compra Thermosystem

Em janeiro, a Duratex anunciou a compra da Thermosystem por 58,1 milhões de reais.

Metade deste valor foi pago no mês passado, 20% será pago neste mês e o restante em parcelas anuais para 2014, 2015 e 2016.
 

Al Jazeera compra canal a cabo

A Al Jazeera comprou em janeiro a Current TV, deficitário canal a cabo fundado por Al Gore e outros sócios, em uma operação que aumentará a presença da emissora do Catar nos Estados Unidos.

A emissora não revelou os detalhes da aquisição, mas analistas estimam o valor do negócio em até 500 milhões de dólares.
 

Gap compra Intermix

A Gap comprou a rede de moda feminina Intermix por 130 milhões de dólares para ingressar no mercado de vestuário de luxo.

Com o negócio, a varejista de vestuário casual planeja dobrar o número de lojas da Intermix e expandir a rede no exterior.
 

China Steel compra parte de mineradora

A siderúrgica taiwanesa China Steel anunciou em janeiro a compra de uma participação de 3,68% em uma produtora canadense de minério de ferro controlada pela ArcelorMittal, por 270 milhões de dólares.

A aquisição foi feita dentro de um consórcio liderado pela sul-coreana Posco, que fechou a compra de 15% da mineradora canadense Labrador Trough por 1,1 bilhão de dólares, segundo comunicado da China Steel.
 

Jogador vira sócio de agência de mídia

No início de janeiro, o jogador Deco, que atua no meio-campo do Fluminense, comprou 30% da Frog, agência especializada na criação de serviços e produtos para mídias digitais.

O montante aportado pelo jogador será usado para expandir os negócios da Frog, com a abertura de um escritório em São Paulo e a busca de clientes no Nordeste.

A Frog tem sede no Rio de Janeiro e, em 2012, faturou cerca de 8 milhões de reais.

(Daniela Barbosa| Valor)

 

+ posts

Share this post