5 coisas que você precisa saber sobre a Ternium, que quer parte da Usiminas

Conforme antecipado pelo blog Faria Lima, de EXAME, a Ternium está mesmo interessada em comprar a participação da Camargo Corrêa e Votorantim na Usiminas. Todos os envolvidos nos negócios já confirmaram que existem conversas em andamento para que um acordo seja fechado.

A relação entre as duas companhias, no entanto, não é recente. Até fevereiro deste ano, a companhia brasileira possuía participação relevante na Ternium, que por sua vez é sócia da japonesa Nippon Steel, uma das donas também da Usiminas.
 
Veja, a seguir, 5 coisas que você deve saber sobre a Ternium, a mais forte candidata a se tornar acionista na Usiminas:
 
1 – Origem: “Três Eternas”
 
A Ternium nasceu da fusão da argentina Siderar, da venezuelana Sidor e da mexicana Hylsa em 2005. O nome, em latim, significa Três Eternas (Ter Eternium) em referencias às empresas.
 
A companhia figura entre as maiores produtoras de aços da América Latina. A Ternium tem como principal acionista o grupo Techint, com 62% das ações da companhia.
 
2 – O que ela produz?
 
A Ternium é uma das maiores produtoras de aços longos e planos da América Latina.
 
Com portfólio amplo de produtos siderúrgicos, a companhia possui unidades de produção na Argentina, México, Colômbia e Estados Unidos.
 
A  companhia tem capacidade de produção de mais de 30 milhões de toneladas por ano.

3 – Relação com a Usiminas é antiga

A Usiminas já teve uma participação relevante na Ternium no passado, que foi desfeita em fevereiro deste ano. A brasileira possuía quase 15% do capital da Ternium.
 
A Ternium recomprou, por 1, 03 bilhão de dólares, todas as ações em poder da Usiminas, no início deste ano.
 
4 – Queda no lucro no terceiro trimestre
 
A valorização do dólar não impactou apenas os resultados financeiros das companhias brasileiras. No terceiro trimestre, a Ternium registro queda de 88% no lucro na comparação com o mesmo período de 2010, somando pouco mais de 23 milhões de dólares.
 
O resultado ruim, segundo a companhia, foi reflexo da variação cambial. Apesar disso, o ativo circulante da Ternium até setembro somou mais de 5,5 bilhões de dólares, montante que indica fôlego suficiente para comprar a fatia cobiçada na Usiminas.
 
5 – Sócia também da Nippon Steel
 
Se realmente comprar a participação na Usiminas, a Ternium e a Nippon Steel serão novamente parceiras. Isso porque, as duas companhias possuem sociedade em uma fábrica de aços galvanizados no México, que abastece a indústria automobilística do país.
 
A parceria foi firmada em outubro do ano passado. A Ternium possui 51% de participação, já a Nippon Steel 49%.

(Daniela Barbosa l Exame)

+ posts

Share this post