A adoção das normas internacionais de contabilidade – IFRS

Apsis – Serviços integrados em avaliação

O IFRS (International Financial Reporting Standards) está em vigor no Brasil desde janeiro de 2010 para as empresas brasileiras de grande porte.
Para as de médio e pequeno portes, o novo sistema contábil continua em implantação. As abordagens e metodologias utilizadas em avaliação devem acompanhar estas mudanças, a fim de garantir as melhores práticas na área e produzir laudos confiáveis ao mercado.

Os documentos e a estratégia para adesão dos agentes do mercado às práticas da valuation estão sendo realizados pelo Comitê Brasileiro de Avaliadores de Negócios (CBAN), criado em 2011 pela diretoria da ANEFAC, por iniciativa da especialista Ana Cristina França, sócia-diretora da Apsis Consultoria, empresa independente que presta serviços integrados em avaliação. O CBAN tem por objetivo padronizar as práticas aplicadas no mercado brasileiro, de acordo com as normas internacionais.

A Apsis Consultoria participa do Comitê Brasileiro de Avaliadores de Negócios (CBAN) formado a partir da Diretoria de Avaliação da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). O comitê é parte de uma entidade autônoma composta por profissionais da área de avaliação e usuários multidisciplinares. Um dos seus principais objetivos é a produção de orientações de avaliação para o mercado brasileiro, de modo a normalizar os procedimentos a partir da definição das melhores práticas, baseado no IVSC, o órgão reconhecido como normalizador dos critérios de avaliação em âmbito internacional.

O CBAN pretende lançar orientações de avaliação de negócios, a fim de uniformizar os conceitos, metodologias e sua aplicabilidade, e consolidar as melhores práticas de avaliação para o mercado brasileiro. “Entendemos que o mercado de avaliação brasileiro atingiu um grau de maturidade e importância, principalmente após a adoção do IFRS, que se faz necessária a existência de uma padronização a fim de garantir a qualidade da aplicação das metodologias e abordagens na avaliação, aumentando a confiabilidade dos laudos diante do mercado internacional”, comenta Antonio Nicolau, Diretor Técnico de Business Valuation da Apsis e há mais de 15 anos atuando na área de consultoria empresarial. O CBAN vem, ainda, realizando cursos para profissionais do setor, que incluem avaliação de ativos intangíveis e outros tópicos de caráter avançado em educação continuada. E também representar os interesses dos profissionais e usuários de avaliação.

“A Apsis vem adotando, nos últimos anos, uma postura socioambiental ética e responsável e esse compromisso começou dentro da empresa.”

Integram o CBAN os representantes de grandes empresas do mercado, como PwC, Apsis Consultoria, Ernst Young & Terco, Serasa Experian, Vale, TAESA, Z3M, PP&C Auditores, Actual Ventures, Matos e de Lucca Consultoria Empresarial, entre outros. Seus integrantes se reúnem tanto no Rio quanto em São Paulo. Desde fevereiro passado, existe um grupo de trabalho que tem se reunido mensalmente para elaboração dos documentos, com encontros trimestrais de divulgação. Este movimento já é realizado internacionalmente, na medida em que a emissão de padrões contábeis IFRS é acompanhada de perto por órgãos normalizadores de avaliação, como o International Valuation Standards Council (IVSC), referência internacional nas avaliações das bases contábeis.

A Apsis Consultoria, de acordo com Antonio Nicolau, acredita que a criação do comitê ajuda a zelar pela boa prática da atividade de avaliação de negócios, assim como a disseminação e universalização do conhecimento envolvido, já que a maior parte da literatura é em língua estrangeira. Além de não existir no Brasil um órgão que adapte estes padrões internacionais de avaliação emitidos pelo IVSC, uma organização profissional pode ajudar a suprir algumas lacunas educacionais: o fato de não haver oferta de formação acadêmica especializada, da literatura técnica atualizada ser restrita e em língua estrangeira, e das normas brasileiras existentes serem ainda muito focadas em avaliações de ativos tangíveis. “Acreditamos que iniciativas como o CBAN sejam o caminho”, afirma.

A EMPRESA

A história da Apsis Consultoria começa em 1978, com a proposta de auxiliar empresas na avaliação de seus ativos e em perícias. Após muitos anos de mercado, a consultoria ampliou seu portfólio e passou a prestar serviços integrados em avaliação, seja de negócio, imóvel, equipamento, marca, patente ou de qualquer outro bem tangível ou intangível do patrimônio dos clientes. “Entendemos que o laudo de avaliação é mais do que um instrumento utilizado para cumprir exigências legais junto a auditorias e órgãos regulamentadores. Ele tem se tornado, cada vez mais, uma importante ferramenta gerencial, que dá transparência e suporte estratégico para tomadas de decisões nas empresas. Temos como desafio diário oferecer soluções simples e inteligentes aos nossos clientes, o que só é possível graças à nossa experiência, à equipe multidisciplinar e altamente qualificada, e ao nosso conhecimento profundo de diversos setores da economia”, diz Nicolau.

Entre os serviços oferecidos estão o de avaliações para Reestruturação Societária, avaliações para Demonstrações Financeiras – Valor Justo (Fair Value), Corporate Finance (o que inclui assessoria para M&A e fairness opinion), Gestão de Ativos Imobilizados e Avaliações Imobiliárias. O trabalho de Corporate Finance inclui não só a assessoria de empresas em processos de fusões & aquisições, desde a prospecção de compradores e vendedores até o fechamento da transação, como o levantamento de capital para diversas finalidades e adequada ao perfil e estrutura de cada cliente.

Sediada no centro do Rio de Janeiro e com uma filial na capital paulista, a Apsis Consultoria tem hoje mais de 60 colaboradores e entre seus clientes estão empresas peso-pesado, como Aliansce Shopping Center, ALL, Ambev, Ancar, BR Malls, Brasil Brokers, BHG, BTG Pactual, Grupo EBX , Invepar, Oi e Petrobras. O diretor Antonio Nicolau conta que a empresa já realizou vários cases de sucesso, entre eles, a participação na operação de reestruturação societária da Oi; incorporação da Villares pela Gerdau; aquisição do grupo Ipiranga pela Ultrapar; e a reestruturação societária da Taurus. Outra operação bem sucedida foi a da Aliansce Shopping Centers, uma das empresas líderes do setor de shopping center no país. Em janeiro de 2012, a Aliansce anunciou a compra da participação restante de sua parceira Pargim em cinco shopping centers nacionais, por R$ 574,7 milhões. Nesta operação, a empresa adquiriu 60% do Carioca Shopping, 50% do Boulevard Campos, 49% do Caxias Shopping, 40,1% do Boulevard Campina Grande, 40% do Shopping Taboão e controle total da âncora C&A do Carioca Shopping. A Apsis Consultoria foi responsável por avaliar todos os ativos imóveis envolvidos nesta operação, e fundamentar o valor do ágio gerado.

A Apsis vem adotando, nos últimos anos, uma postura socioambiental ética e responsável e esse compromisso começou dentro da empresa, através da criação do “Compromisso Verde” e da “Agenda Ambiental APSIS”, com o objetivo de reduzir a quantidade de lixo e resíduos produzidos, além de poupar energia e recursos naturais, e apoia causas e instituições sociais como o projeto da Orquestra de Cordas do Surucucu, na periferia de Niterói (RJ), e o Movimento Pró-Criança.

(Marion Monteiro | Revista RI)

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