Tendência vai além do supermercado no Brasil

No Brasil, além dos supermercados, outros setores percebem que podem ganhar dinheiro com marca própria. A rede de drogarias Brazil Pharma estuda a criação de uma marca da rede para os próximos meses, apurou o Valor. A varejista de moda Renner, por sua vez, decidiu dar vida própria à sua grife de roupas Blue Steel: neste ano, abriu três pontos de venda com esse nome e deve manter o plano de crescimento da nova cadeia.

O negócio de marca própria no país teve um começo sem brilho, em parte, por erros cometidos pelo próprio varejo. Apenas quando o comércio brasileiro decidiu levar a sério o negócio, o que só aconteceu nos últimos 15 anos, o consumidor passou a dar o benefício da dúvida às lojas e testar os produtos.
 
No início dos anos 90, a marca própria do supermercado acabava em algum lugar, entre a penúltima e a última gôndola, sem nenhuma estratégia de marketing à vista. Foi preciso investir mais e mudar conceitos estabelecidos nesse período, basicamente em relação à qualidade discutível do produto, para que a venda acontecesse. A situação atual é outra. De janeiro a abril, 4,6% das vendas em supermercados no país foram dessa linha. Houve uma alta de 21% no valor gasto em 2010.

O número de 4,6% é menor do que o verificado em mercados maduros (está em 17% nos EUA), mas há um processo de amadurecimento: o brasileiro já aceita testar itens de marca própria de valores mais altos. O volume comprado está estável (varia de 4,5% a 5%), mas o valor desembolsado com a linha sobe aos poucos, atestou a Nielsen em levantamento em 2010. "É um sinal de evolução, mas sabemos que essa taxa média de 5% pode crescer mais", diz Coriolano Marques, sócio da RetailConsulting.
 
Maior rede de varejo do mundo, o Walmart apurou um crescimento de 25% nas vendas desses itens de janeiro a outubro no Brasil. Para o Natal, prevê crescimento de 30% nas vendas de produto marca própria no país. O Grupo Pão de Açúcar deve lançar cerca de 400 itens de suas linhas em 2011.

(Adriana Mattos | Valor)

+ posts

Share this post