Muffato entra na era das vendas virtuais

O grupo Muffato, que é dono da maior rede de supermercados do Paraná, com 30 lojas, e atua também na área de comunicação, criou um site de venda pela internet com a disposição de brigar por espaço com as grandes empresas da área. O Shopfato, desenvolvido nos últimos dois anos, entrou no ar há 60 dias e possui 15 mil itens à venda, volume que deve subir para 50 mil até o fim do ano. A estreia em um novo segmento acontece ao mesmo tempo em que os sócios esperam o maior crescimento da história na área de varejo físico.

"Entramos para disputar o mercado, não para brincar", diz o diretor Everton Muffato ao lado do irmão mais novo, José Eduardo. Os dois, junto com outro irmão, administram o grupo que, só na área de varejo, faturou R$ 1,9 bilhão em 2010 e tem previsão de crescimento de 15% a 20% para 2011. E enquanto preparavam a estreia do site, os Muffato abriram uma rádio FM em Cascavel em dezembro, prepararam a abertura de cinco lojas no ano e a inauguração de seu primeiro posto de gasolina junto com um supermercado em Cambé, prevista para julho – em meados de junho será inaugurada a segunda loja de Toledo. O grupo também retransmite a programação da TV Bandeirantes no interior do Paraná, com a TV Tarobá.

O Shopfato atende todo o país e seu centro de distribuição fica em Londrina, em imóvel alugado de 10 mil m2. Antes dele, o grupo atendia compras feitas pela internet nas áreas de atuação de seus supermercados. Everton ressalta que o site tem administração separada, como as outras empresas do grupo.

"Queremos estar entre os cinco maiores em curto espaço de tempo", diz. Ele acrescentou que, com a experiência que possuem no varejo no Paraná e no interior de São Paulo, viram uma oportunidade de atuar em outros Estados, porque "o e-commerce não tem fronteiras". Os sócios não descartam a possibilidade de o Shopfato ficar no futuro maior que a rede Super Muffato, que os irmãos assumiram em 1996, após a morte do pai em um acidente de avião.

Os três herdaram a empresa familiar e o gosto pela pescaria. Everton mostra fotos de peixes gigantes que já pegou, com mais de dois metros. Questionado se, com o site, ele vai "pescar" em outras águas, o empresário mantém a discrição que é marca registrada dos sócios. "Temos 30 anos de idade em média, se não entrarmos em e-commerce, quem vai entrar?" Na opinião dele, o segmento vai mudar. "Se alguém falar que esse modelo de e-commerce é o que vai existir daqui a 10 ou 20 anos, está mentindo."

O Shopfato aposta em parcerias para atrair clientes, com áreas personalizadas e criadas em conjunto com indústrias. A divulgação do endereço está sendo feita pela internet. Além de eletrônicos e produtos de informática, ele diz que bons resultados estão sendo obtidos com produtos para bebês.

Para avançar no comércio on-line, os Muffato admitem a possibilidade de ir ao mercado para fazer captações. O Shopfato nasceu como sociedade anônima, tem conselho e governança corporativa. "O crescimento, se precisar, vai ser com parceria ou via bolsa de valores", diz Everton. Sobre o futuro da rede de lojas e o movimento de sondagens e aquisições do varejo, ele responde rápido. "Somos franco-atiradores. Analisamos oportunidades. Não estamos à venda." Nos últimos dez anos, a rede fez pequenas aquisições, a última delas em 2008, de três lojas.

(Marli Lima | Valor)

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