Walmart quer retomar investimentos

Apesar do resultado abaixo do esperado da operação brasileira no ano passado, o Walmart pretende retomar os investimentos.

A rede havia anunciado um investimento recorde de R$ 2,2 bilhões para 2010, com a abertura de 110 lojas. Mas foram abertas apenas 45 lojas, menos da metade do investimento.

Marcos Samaha, que assumiu a operação brasileira há cinco meses, diz que em 2011 o investimento será maior do que aquele efetivamente realizado ano ano passado. "Vamos anunciar em breve os investimentos para este ano, mas teremos mais lojas do que no ano passado", disse Samaha à Folha.

Ele disse que o desempenho da rede no ano passado ficou aquém do esperado em função de despesas "maiores do que o planejado" com a abertura de novas lojas e outros custos administrativos, como a implantação de softwares.

De acordo com Samaha, a estratégia para a retomada da lucratividade virá de duas mudanças importantes promovidas recentemente na empresa: a integração da estrutura comercial e operacional das redes Bom Preço e Sonae, que começou em abril do ano passado, e a nova política de vendas, chamada de "PBTD (preço baixo todo dia)" e que acaba com promoções temporárias.

"O PBTD nos permite ter uma relação de confiança com toda a cadeia de fornecedores, a partir de uma estrutura de custos mais transparente", disse Samaha.

O lucro da operação brasileira caiu 41,7% no quarto trimestre fiscal americano, encerrado em 31 de janeiro, na comparação com igual período do ano passado. As vendas no último trimestre cresceram 7,8%, puxado pelo aumento no número de lojas. As vendas nas mesmas lojas ficaram estáveis.

(Mariana Barbosa l  Folha)

+ posts

Share this post