Capital adicional de seguradora poderá compor patrimônio de bancos

O Banco Central (BC) vai permitir que as instituições financeiras utilizem a participação societária em seguradoras para compor seu patrimônio de referência desde que o capital dessas companhias supere as exigibilidades. Ou seja, continuarão sendo deduzidos dessa base o capital mínimo requerido das seguradoras pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para riscos de crédito, de mercado e operacional.

O acordo de Basileia 3 determina que os investimentos em seguradoras sejam deduzidos do capital das instituições financeiras que as controlam. No entanto, o chefe do departamento de normas do BC, Sérgio Odilon dos Anjos, disse que a adaptação brasileira para aceitar que as instituições financeiras considerem o “excesso” de capital é um “conceito mais justo”. Caso contrário, disse Odilon, as instituições seriam obrigadas a fazer uma divisão nas seguradoras.

Essa é uma das principais mudanças da regulamentação divulgada nesta sexta-feira em relação ao texto que foi colocado em audiência pública, em fevereiro do ano passado.

(Murilo Rodrigues Alves e Mônica Izaguirre | Valor)

+ posts

Share this post