Compra do Burger King reforça domínio do Brasil em carnes, diz NYT

São Paulo – A compra do Burger King,  realizada pela 3G Capital é uma daquelas transações emblemáticas que parece anunciar o surgimento de um novo jogador no negócio global, segundo reportagem do jornal americano The New York Times assinada pelo jornalista Larry Rohter. A 3G capital tem entre os sócios os brasileiros Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles, que estão entre os principais acionistas da AB InBev.

A reportagem destaca que o crescimento da economia brasileira nos últimos anos criou uma nova classe de empresários ricos que estão procurando oportunidades para investir suas fortunas e não estão assustados com a ideia de tentar sua sorte além das fronteiras do Brasil. Os negócios brasileiros não são mais dominados por uma elite cautelosa sitiada em São Paulo, segundo a reportagem. Eles citaram como exemplos Jorge Paulo Lemann e Joesley Batista.

Enquanto Jorge Paulo Lemann é filho de imigrantes suíços e ex-aluno de Harvard, muitos dos novos ricos brasileiros são self-made men, em um modelo familiar aos americanos, segundo a reportagem. Exemplos disso são o comandante Rolim Amaro, da TAM, e o próprio Joesley Batista. Para o NYT, Joesley é "talvez o mais intrigante e dinâmico novo empresário no Brasil, que mesmo antes de sua adolescência trabalhava como açougueiro em Goiás e agora lidera a JBS Friboi".

Entre 2006 e 2008, o número de milionários no Brasil aumentou cerca de 70%, para 220.000, segundo pesquisa da Boston Consulting Group citada pela reportagem. Com cerca de 1/6 da população da Índia, outro país do Bric, o Brasil tem mais milionários do que esse país".

O que fica claro, após essa aquisição, é o domínio do Brasil em todas as fases da indústria global de carne bovina. O país já é o principal exportador em carne bovina e agora, graças ao acordo de hoje, tem outra saída para incentivar o consumo global.

(Beatriz Olivon | Portal Exame)

 

+ posts

Share this post