Crescimento do mercado de cartões é favorável às empresas

De acordo com a corretora Ativa, a previsão de expansão de 23% neste ano confirma as boas perspectivas para setor e o forte potencial de crescimento deste mercado no longo prazo.

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) revisou para 23% a projeção de crescimento do mercado de cartões em 2011, anteriormente em 20%.

Mesmo diante da projeção otimista feita pela Abecs, a corretora acredita que "devemos observar movimento de leve queda nas suas taxas líquidas de desconto para as companhias, e uma pressão nos custos e despesas totais por transação, principalmente para a Cielo."

No segundo trimestre, o faturamento dos cartões de crédito, débito e de rede/loja no Brasil registrou alta de 26%, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o levantamento da Abecs, o incentivo à maior competitividade e a entrada de novos players no mercado, provocados pela quebra de exclusividade entre bandeiras e credenciadoras, ajudaram a impulsionar o crescimento.

No entanto, a corretora Ativa ressalta que "no médio e longo prazo o setor ainda deverá enfrentar maior pressão competitiva associada à entrada de players internacionais no mercado brasileiro."

Por região

A representatividade de cada região nas modalidades crédito e débito é: Sudeste, com 66% (crédito) e 62% (débito); Sul com 12% e 15%; Nordeste com 12% e 10%; Centro-Oeste com 7% e 9%; e Norte com 3% em cada.

(Rafael Palmeiras l Brasil Econômico)

+ posts

Share this post