Dona da Zara, Inditex vai abrir até 500 lojas em 2011

A Inditex, a maior varejista mundial do setor de vestuário, divulgou um lucro superior às estimativas dos analistas e declarou que vai acelerar sua expansão dos pontos de venda e da comercialização on-line.

O lucro líquido do quarto trimestre da empresa cresceu 14%, para € 553 milhões (US$ 784 milhões), segundo cálculos baseados nos resultados do ano encerrado em 31 de janeiro de 2011. A Inditex é dona da rede Zara, sediada em Arteixo, na Espanha.

A média das estimativas de 10 analistas monitorados pela Bloomberg apontava para um lucro líquido de € 523 milhões.

A Inditex pretende inaugurar até 500 pontos de venda neste ano. No ano passado, a empresa abriu 437 lojas. A iniciativa significa um aumento dos investimentos, num momento de desaceleração dos gastos do consumidor na Europa e nos EUA. A Indiext possui mais de 5 mil pontos de vendas no mundo.

Pelo menos metade das lojas Zara a serem abertas operarão na Ásia, onde a crescente renda da população vem impulsionando os gastos. A varejista do setor de confecções pretende inaugurar as vendas on-line de outras marcas que não Zara no segundo semestre de 2011.

"O impulso das inaugurações ganhou força na Inditex", disse Anne Critchlow, analista da SG Securities de Londres, que recomenda "manter a posição" para as ações da varejista. A pretendida expansão das lojas "é um bom prenúncio para o futuro".

A varejista espanhola, cujas lojas Zara oferecem capas impermeáveis femininas por menos de 80 euros, informou que as vendas líquidas do ano como um todo aumentaram 13%, para € 12,5 bilhões.

Essa elevação manteve a Inditex à frente de sua concorrente mais próxima, a Hennes & Mauritz AB, que contabilizou € 11,2 bilhões em vendas no ano fiscal encerrado em novembro do ano passado.

O lucro da Inditex, obtido com a expansão das lojas, referente ao ano fiscal encerrado em 31 de janeiro de 2011, subiu para € 1,73 bilhão, em relação aos € 1,31 bilhão do exercício anterior.

A Inditex informou que lançará a modalidade de compras on-line para suas marcas Pull & Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho e Uterque durante a temporada outono/inverno.

"Essas novas notícias são decisivas, do ponto de vista estratégico, nesses resultados, ao sugerir que o e-comércio está indo bem na Zara", disse Critchlow.

A marca está disponível on-line em 16 países, e a Inditex pretende expandir sua cobertura para os EUA e o Japão.

A empresa informou ontem que projeta realizar um gasto de capital de cerca de 800 milhões de euros este ano.

A Inditex abriu 160 lojas na Ásia no ano passado, das quais 75 nas principais cidades e nos municípios de menor porte da China. A empresa planeja abrir 120 novas lojas na China para suas oito marcas 2011.

A Inditex lançou sua rede Zara na Índia no ano passado e informou que projeta novas inaugurações em cidades como Nova Délhi e Mumbai este ano. A varejista informou que também abrirá lojas na Austrália e na África do Sul no segundo semestre.

A margem bruta do ano passado foi de 59,3%, comparativamente à de 57,1% do ano imediatamente anterior.

A melhor estimativa da empresa para 2011 é a de que ela conseguirá reter o mínimo de 50% do crescimento da margem bruta obtido em 2010, disse Pablo Isla, executivo-chefe da empresa, em teleconferência com analistas.

A Inditex tem uma exposição "relativamente baixa" aos fornecedores chineses, que respondem por 17% das mercadorias que compra.

A empresa, além disso, é menos afetada do que algumas varejistas pela alta dos preços do algodão e pelos custos da mão de obra chinesa, disse ela.

O governo da China pretende adotar um aumento de 13% ao ano para o salário mínimo até 2015, enquanto o preço do algodão mais do que duplicou no último período de um ano.

(Armorel Kenna | Bloomberg)

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