Drogasil incorpora Raia para criar gigante de farmácias

A Raia e a Drogasil anunciaram nesta terça-feira um acordo para união das empresas, dando origem à líder nacional no mercado de drogarias no Brasil.
Pelos termos da associação, a Raia será incorporada pela Drogasil. Cada ação da Raia será trocada por 2,29 novos papéis de emissão da Drogasil, segundo fato relevante conjunto das empresas.

Os atuais acionistas da Drogasil ficarão com 57 por cento da nova companhia, enquanto os sócios da Raia terão parcela de 43 por cento do capital da nova empresa, a Raia Drogasil.

Juntas, Raia e Drogasil tiveram receita bruta de 4,1 bilhões de reais em 12 meses até março, com Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) de 224 milhões de reais. A Raia Drogasil nasce com mais de 700 drogarias em nove Estados.

O controle da Raia Drogasil será compartilhado entre os acionistas que atualmente exercem o comando das respectivas empresas: famílias Pires Oliveira Dias e Galvão pela Drogasil e família Pipponzi e fundos geridos por Pragma e Gávea pela Raia.

Conforme as empresas, a Raia Drogasil seguirá listada no Novo Mercado da Bovespa e terá cerca de 50 por cento de suas ações em circulação no mercado.

O estatuto da Raia Drogasil terá um mecanismo de proteção à dispersão acionária e os controladores assinarão um acordo de acionistas no qual vão se comprometer a não se desfazer de parcela relevante de suas ações por 10 anos, inicialmente todas elas.

O Conselho de Administração da Raia Drogasil terá nove membros, sendo três indicados por cada um dos dois grupos de sócios controladores e os três restantes independentes.

O atual presidente da Raia, Antônio Carlos Pipponzi, será o chairman da Raia Drogasil. O diretor-geral e de Relações com Investidores da Drogasil, Cláudio Roberto Ely, assumirá a presidência da empresa combinada.

O acordo será encaminhado às autoridades brasileiras de concorrência.
Em 26 de julho, Raia e Drogasil informaram que estavam negociando uma fusão. O anúncio ocorreu após as ações das empresas terem disparado na Bovespa, em meio a rumores no mercado de que ambas estavam avaliando uma união.

A Drogasil ocupa a vice-liderança entre as redes de drogarias nacionais, seguida justamente pela Raia.

Em junho do ano passado, a Drogaria São Paulo adquiriu a rede Drogão e assumiu o posto de maior rede farmacêutica paulista e nacional –que perderá para a Raia Drogasil.

(Cesar Bianconi l Reuters)

+ posts

Share this post