Endesa busca expansão na América Latina com foco no Brasil

MADRI – A companhia espanhola de energia Endesa, controlada pela italiana Enel, anunciou nesta terça-feira (17) que investirá cerca de 5 bilhões de euros na América Latina até 2015, sem descartar novas aquisições no Brasil.
Em apresentação a analistas e investidores, a Endesa reiterou suas metas de crescimento até 2015, quando espera alcançar Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 7,8 bilhões de euros, sendo 4,1 bilhões de euros provenientes da América Latina.

O grupo espera crescer nos mercados do Brasil, Colômbia, Peru e Argentina, onde já está presente.

O foco, contudo, estaria principalmente no Brasil, onde a companhia espera aproveitar o processo de consolidação do setor em andamento.

"A Endesa está considerando diversas alternativas para aumentar sua presença naquele país (Brasil)", afirmou a companhia.

"Temos diálogo aberto para encontrar sócios em diferentes projetos (no Brasil)", disse o diretor-geral de negócios para América Latina da Endesa, Ignacio Antoñanzas.

A empresa espera atingir, e até superar, 15 milhões de clientes na região em 2015, ante os 13 milhões que possui atualmente.

No Brasil, a Endesa atua em geração, transmissão e distribuição de energia, por meio de empresas como Ampla (RJ) e Coelce (CE).

(Andrés González e Carlos Ruano l Reuters)

+ posts

Share this post