Eni fecha acordo para vender participação na Galp

A Eni chegou a um acordo com a Amorim Energia (AEBV) e a Caixa Geral de Depósitos para a alienação de sua participação detida na Galp e, assim, deixará de ser parte no acordo de acionistas celebrado entre as empresas.
 
A Eni tem o direito de vender no mercado até 18% do capital social da Galp Energia, através de oferta pública de venda, transações em blocos ou até mesmo colocações privadas a um grupo de investidores institucionais previamente identificados. A participação vendida poderá ser ampliada em mais 2%, no caso emissão pela Eni de obrigações convertíveis em ações da Galp Energia.
 
No acordo, a Caixa Geral de Depósitos tem o direito de exigir a venda da participação de que dispõe, de 1% do capital da Galp Energia, devido ao direito de tag along, caso a venda seja feita em mercado.
 
A Amorim Energia assumiu a obrigação de comprar da ENI uma participação de 5% do capital da Galp Energia, ou de indicar um terceiro para a aquisição das ações. O prazo para a realização desta operação é de 150 dias a partir do acordo.
 
Assim que a Eni vender ao menos 5% de sua participação, o acordo de acionistas em vigor atualmente será encerrado. O mesmo acontecerá com a Caixa Geral, caso opte por exercer o direito de tag along. E após 180 dias da venda dos 18% detidos na Galp, a Eni poderá vender o restante de sua participação.
 
Em relação à participação remanescente da Eni na Galp, a Amorim Energia terá direito de adquirir o correspondente a 5% do capital da Galp Energia ou de indicar algum comprador. Além disso, a Amorim terá preferência na opção de compra entre 5,34% e 10,34% do capital da Galp Energia, independentemente de ser exercido o direito de adquirir 5% do capital da Galp Energia.
 
A Eni chegou a negociar a venda desta participação na Galp para a Petrobras, mas o negócio não foi para a frente.
 
Em nota publicada no órgão regulador do mercado de capitais português, a CMVM, a Amorim Energia afirma que “a  estratégia  de  colocação  no  mercado  desta  participação deverá contribuir para o  fortalecimento da valorização da Galp”.
 
(Juliana Ennes | Valor)

+ posts

Share this post