Fusão cria uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia para a saúde

As empresas brasileiras Pixeon e Medical Systems anunciam a fusão de suas operações, criando uma das maiores empresas nacionais de tecnologia voltada para o segmento de saúde. A nova empresa, chamada Pixeon Medical Systems, já nasce com uma carteira de mais de 1.200 clientes espalhados por todos os estados do Brasil, além de Argentina e Chile. A nova empresa também recebe mais um aporte da Intel Capital, braço de investimentos estratégicos da Intel, que já era acionista minoritária da Pixeon.

A Pixeon, com sede em Florianópolis (SC) é uma das maiores empresas brasileiras no segmento de PACS (sigla em inglês para Sistemas de Comunicação e arquivo de imagens), tecnologia que permite a gestão e processamento de imagens médicas de forma totalmente digital. Baseada em São Bernardo do Campo (SP), a Medical Systems possui a maior base instalada no país de sistemas de gestão com foco em centros de medicina diagnóstica – RIS (Sistema de informação radiológica) e LIS (Sistema de informação laboratorial).

Juntas, as empresas são capazes de oferecer soluções completas para centros diagnósticos, clínicas e laboratórios de medicina diagnóstica. A nova empresa conta com 150 funcionários, 30% deles atuando diretamente em projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Roberto Ribeiro da Cruz, antigo CEO da Medical Systems, assume como CEO da nova empresa, enquanto Fernando Peixoto, ex-CEO da Pixeon, passa a atuar como presidente do conselho e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento. Os outros sócios da empresa também continuam à frente do negócio, com Rodolfo Sini Ruiz (Medical Systems) como diretor Comercial e Iomani Engelmann (Pixeon) como diretor de Marketing. O processo de integração dos negócios será coordenado por Cláudia Goulart, ex-CEO da GE Healthcare na América Latina, que possui ampla experiência no mercado de saúde, e que também atuará como conselheira independente da nova empresa.

A união das duas empresas acontece em um momento de maturidade de ambos os negócios e de franco crescimento. A Pixeon registrou só no primeiro semestre de 2012 um crescimento de 120% em faturamento e foi apontada por pesquisa da consultoria Frost & Sullivan como a empresa do ano em PACS.

– Esta fusão representa um grande avanço no mercado brasileiro de tecnologia para a área da saúde, pois fortalece um negócio nacional com pleno domínio tecnológico – aponta Cláudia Goulart.

Ainda segundo ela, “nos últimos anos, percebemos uma desnacionalização desta indústria com o avanço das multinacionais. A Pixeon Medical Systems faz o movimento contrário, avançando, inclusive, na oferta de suas soluções para países latino-americanos”.

 ( Monitor Digital )

+ posts

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *