Fusões e aquisições em óleo e gás crescem 50% no 1o tri KPMG

As fusões e aquisições realizadas no setor de óleo e gás no Brasil tiveram um aumento de 50 por cento no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2011, segundo pesquisa da KPMG realizada trimestralmente E divulgada nesta terça-feira.

Foram registradas seis transações de janeiro a abril de 2012, contra quatro no mesmo período do ano passado. A alta é reflexo do aumento do interesse das empresas pela indústria, impulsionada pela descoberta do pré-sal e que colocou o país na rota dos investimentos estrangeiros, disse a KPMG em nota.

O sócio da consultoria no Brasil, Paulo Guilherme Coimbra, explica que o aumento se deu porque as empresas se anteciparam ao anúncio do leilão de campos de exploração de petróleo pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

"Até agora, o governo não acenou com uma data em que serão feitas as concessões no pré-sal, e não se sabe quando ocorrerá a licitação para a camada pós-sal, mas os investidores sabem que será uma grande oportunidade para realizar investimentos diretos no setor", analisou o executivo.

Dentre as operações, uma envolvia apenas empresas de capital brasileiro; uma foi feita por companhia de capital estrangeiro adquirindo outra estrangeira estabelecida no Brasil; duas foram estrangeiras comprando brasileiras e duas de brasileiras adquirindo estrangeiras estabelecidas no país.

Com as transações concretizadas neste ano, o setor de óleo e gás alcançou a 9a posição no ranking feito pela KPMG, que inclui ainda outros 41 segmentos, que totalizaram 204 operações no 1o trimestre de 2012.

(Leila Coimbra | Reuters)

+ posts

Share this post