Gafisa vende Alphaville para Blackstone e Pátria por R$1,4 bi

A construtora Gafisa anunciou nesta sexta-feira acordo para vender 70 por cento de participação em sua unidade de loteamento urbano de alto padrão Alphaville para as companhias de investimentos Blackstone Real Estate e Pátria Investimentos.

O acordo em dinheiro avaliou a Alphaville, a unidade mais lucrativa da Gafisa, em 2,01 bilhões de reais. A construtora receberá valor bruto de cerca de 1,4 bilhão que ajudará a companhia a reduzir dívida de 2,485 bilhões de reais apurada ao final do primeiro trimestre.

Como a Gafisa também informou que finalizou junto aos fundadores de Alphaville a aquisição de 20 por cento que ainda não detinha da maior empresa de urbanismo do Brasil por 367 milhões de reais, a Gafisa continuará tendo fatia de 30 por cento na companhia após o acordo com Blackstone e Pátria.

“Os recursos reforçarão o balanço da Gafisa por meio da redução da alavancagem e permitirão gerar valor ao acionista no longo prazo por meio da capitalização no potencial de crescimento das nossas marcas Gafisa e Tenda”, disse o presidente da Gafisa, Duilio Calciolari, em comunicado ao mercado.

Detalhes sobre as participações que serão detidas individualmente por Blackstone e Pátria não foram divulgados.

O acordo também permitirá à Gafisa ter dois de seis assentos no conselho de administração da Alphaville, que tinha sido comprada pela empresa em 2006.

A expectativa da construtora é que a operação seja concluída no segundo semestre deste ano. O negócio permitirá à Gafisa reduzir a relação dívida líquida sobre patrimônio dos 94 por cento apurados no primeiro trimestre para 53 por cento, informou a empresa.

“A Gafisa está focando seus investimentos em seus mercados estratégicos, que continuam a se expandir. Tais investimentos vão necessitar de capital nos próximos anos”, afirmou a empresa.

A venda da Alphaville era assunto de especulações por investidores e analistas há meses. Em abril, uma fonte tinha afirmado à Reuters que a construtora havia recebido três propostas pela unidade.

Segundo a fonte, as ofertas envolveram uma da Hemisfério Sul Investimentos (HSI), uma conjunta entre Equity International –do investidor Sam Zell — e GP Investments, e outra combinada entre Pátria Investimentos e Blackstone. Na ocasião, o valor atribuído à Alphaville era estimado em cerca de 2 bilhões de reais.

As ofertas pela Alphaville surgiram após a Gafisa anunciar, em setembro passado, que analisaria opções estratégicas para o futuro da controlada, que poderiam envolver abertura de capital ou venda de fatia da companhia, com objetivo de maximizar valor ao acionista.

O acordo com Blackstone e Pátria acontece depois que a Alphaville entrou com pedido de registro de companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários no final de março.

(Alberto Alerigi Jr.| Reuters)

+ posts

Share this post