Gol passa a TAM pela primeira vez

A Gol assumiu, em fevereiro, a liderança do mercado doméstico de aviação pela primeira vez desde sua criação, dez anos atrás, e depois de oito anos de hegemonia da TAM. A empresa respondeu, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por 39,77% da demanda por voos nacionais, contra 39,59% da TAM. No mercado internacional, a TAM permanece na liderança isolada, com 85,8%, do mercado, ante 12,9% da Gol.

A Gol já havia ficado muito próxima do primeiro lugar em julho de 2009, quando conquistou 42,88% do mercado, chegando perto dos 43,15% da TAM. No mês seguinte, porém, a líder conseguiu manter e ampliar a liderança, abrindo três pontos percentuais para a segunda colocada.

"É legal a liderança, mas não nos cobramos em relação a isso. Estamos sempre buscando a rentabilidade. Se tivermos que escolher entre fatia de mercado e rentabilidade vamos focar na segunda opção", afirma o vice-presidente financeiro da Gol, Leonardo Pereira.

A liderança da Gol foi obtida no mês em que o transporte aéreo de passageiros no Brasil registrou crescimento de 9,34%, em comparação com fevereiro de 2010. Foi a primeira vez, em 18 meses, que o desempenho do mercado doméstico cresceu menos de 10%.

(Tarso Veloso | Valor)
 

+ posts

Share this post