GRSA inaugura primeiro centro da ESS

Logística e distribuição em "offshore"

Empresa está presente em cerca de 400 operações em 10 regiões petrolíferas

A GRSA investiu cerca de R$ 1,5 milhão para inaugurar, no último dia 13 em Macaé (RJ), o primeiro centro de distribuição e logística da empresa ESS (Eurest Support Service), braço da empresa para atuar na área offshore, incluindo a área do pré-sal para todas as empresas que operam nesse segmento.

A empresa, que atuará no fornecimento de alimentos, faz parte do Compass Group, que traz para o Brasil sua experiência internacional em atender operações offshore em regiões como Alasca, Golfo do México, África, Índia e Austrália, além de operações onshore e remoto sites, conforme disse ao MONITOR MERCANTIL Antônio Carlos Barbosa dos Reis, diretor nacional da divisão D.O.R. (Defense, Offshore, & Remote Site).

Regiões petrolíferas

A ESS, segundo ele, está presente em mais de 400 operações offshore em mais de 10 regiões petrolíferas como Ásia, Mar do Norte, Golfo do México, África, entre outras. Com processos orientados à segurança alimentar, saúde e a segurança do trabalho, a empresa oferece aos clientes, segundo ele, todas as vantagens e boas práticas de um grupo global, mas com ações locais, ou seja, serviços de alimentação e de hotelaria marítima para plataformas e embarcações, compreendendo todas as refeições, lavanderia, quiosques, controle integrado de pragas, conservação das acomodações, salas administrativas, áreas comuns, de lazer e esporte, além de entretenimento. Atualmente, a ESS trabalha com duas empresas do setor: Noble e a Dolphin.

Petrobras

Para operar com a Petrobras, segundo ele, a empresa aguarda o lançamento do edital para poder participar das concorrências públicas ao longo deste ano. O Centro de Distribuição da ESS, que também vai funcionar como centro de treinamento em recursos humanos, vai gerar, segundo ele, 350 empregos diretos ao longo de 2011 e cerca de 700 empregos indiretos.

"O crescimento do mercado offshore, com o advento do pré-sal, aumentou significativamente o potencial e motivou, ainda mais, todo o investimento da empresa m função dessa magnitude. E pretendemos expandir para todo o país", comentou Antônio Carlos, acrescentando que no segmento onshore a empresa já opera com a Petrobras no campo de Urucu, no Amazonas. A base de Macaé vai atender as três bacias petrolíferas Santos, Campus e Espírito Santo.

A ESS, que já atua há 1 ano no setor offshore, segundo ele, já representa cerca de 8% dos negócios da GRSA no Brasil. E dentro do Compass Group a GRSA tem um peso de 13%. O Faturamento de GRSA em 2010 foi de R$ 1,6 bilhão. E do Compass Group ficou em 1,5 bilhões de libras. Além disso, de acordo com o ele, o Brasil já é o sexto maior mercado para o grupo dos 55 países em que a empresa atua.

Pré-sal

O presidente e CEO da GRSA, Eurico Varela, disse que, no Brasil, a empresa atua a mais de duas décadas no setor remote sites (grandes construções), oferecendo serviços de alimentação e atividades de suporte em todo o país para mineradoras, hidrelétricas, siderurgia e outras empresas que atuam em locais de difícil acesso ou distantes dos grandes centros. "Nossa capacidade de atendimento e prestação de serviços irá aumentar em quantidade e em qualidade com a chegada da ESS ao país".

Em 2010, segundo ele, a GRSA identificou grande oportunidade de expandir os negócios na área offshore para atender ao setor de óleo & gás. "O pré-sal foi, sem dúvida, um acontecimento inovador, que impulsionou vários investimentos no setor para atender a demanda das companhias petrolíferas. A área de alimentação e hotelaria offshore deverá crescer muito nos próximos anos. Nós nos antecipamos ao cenário e ampliamos a nossa base local para otimizarmos as oportunidades. Assim, iremos oferecer serviços localmente, com nível de qualidade global".

O diretor Antônio Carlos fez questão de ressaltar que, atualmente, a ESS atende a 19 operações no total, sendo 13 no remote sites, 1 no onshore e cinco no offshore, em oito estados no país. Ao todo, segundo ele, são servidas 20 mil refeições/dia. Além disso, diz, são cerca de 2000 colaboradores trabalhando para prestar cerca de 15 tipos de serviços.

(Marcelo Bernardes l Monitor Mercantil)

+ posts

Share this post