Helibras estuda três novos centros de serviços no Brasil

Enquanto termina de construir sua segunda fábrica no Brasil, a Helibras faz planos de ampliar o número de centros de serviços. Atualmente, a fabricante de helicópteros conta com dois centros – um em Itajubá (MG), onde ela possui uma fábrica e está construindo outra – e um em São Paulo.

A Helibras estuda a instalação de novos centros de manutenção no Rio de Janeiro, no centro-oeste e no nordeste. “Estamos completando os estudos, como o investimento na fábrica (que está em construção) é alto, temos que pensar”, disse Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibras. O investimento nesse tipo de centro varia entre 10 e 15 milhões de dólares.

Outro mercado que a Helibras vê com interesse é o governamental – que engloba polícia civil e bombeiros, por exemplo. “Imaginamos que deve crescer muito com Copa do Mundo e Olimpíadas”, disse Ferreira. O Brasil tem 120 helicópteros de governo desse tipo e a expectativa do executivo é que o número dobre até a Copa do Mundo. A Helibras tem 80% desse mercado – seu faturamento em 2010 foi de 395 milhões de reais.

Nova fábrica

A nova fábrica que a empresa está construindo em Itajubá será destinada, inicialmente, a helicópteros para o mercado offshore, mas ela pode produzir também outros modelos. A empresa investe cerca de 430 milhões de reais na unidade. O contrato foi fechado em dezembro de 2008 e a previsão é que a planta esteja pronta no final desse ano e entre em operação em março de 2012.

A planta vai produzir helicópteros para 19 passageiros – como o da presidência – modelo chamado de EC225 na versão civil e de EC725 na versão militar, que tem o mesmo espaço da civil, mas pode levar 30 passageiros. A fábrica terá 11 mil metros quadrados. Hoje, a única unidade da Helibras possui 3 mil metros quadrados e produz 40 helicópteros por ano. Com a nova unidade, a expectativa é dobrar a produção.

A meta da empresa é, até 2020, ter um helicóptero projetado no Brasil. Por enquanto, eles são projetados na Europa. “O que falta é conhecimento para chegar a um projeto”, disse Ferreira. A empresa está enviando 94 funcionários para a França para treinamento para a produção do EC725 na nova planta. A Helibras é associada ao Grupo Eurocopter.

(Beatriz Olivon l Exame)

+ posts

Share this post