Índice do BC aponta queda de 0,35% em março na atividade econômica

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central, (IBC-BR), "prévia do PIB" criada pelo BC para antecipar a tendência do Produto Interno Bruto (PIB), indica que o nível de atividade econômica do país caiu 0,35% em março na comparação com o mês anterior, nos dados dessazonalizados. Sem ajuste sazonal, o IBC-BR teve alta de 11,23% em março ante fevereiro, informou o BC.
 
Os dados oficiais sobre o desempenho do PIB serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) somente no início de junho.
 
Na comparação de março com o mesmo mês de 2011, o índice apresentou queda 1,18% nos números dessazonalizados, que levam em conta fatores inerentes historicamente a cada período. Sem ajuste, o indicador teve alta de 0,91%.
 
2012
 
No primeiro trimestre, o IBC-BR registrou alta de 1,06% na versão sem ajustes, ante o mesmo período do ano passado.
 
Já em relação ao quarto trimestre de 2011, na série com ajustes sazonais, houve aumento de 0,15%. Nos dados sem ajustes, houve queda de 0,71%.
 
O número do trimestre em relação aos últimos três meses do ano passado apontam para uma recuperação ainda mais modesta da economia neste início do ano do que previam os analistas de mercado.
 
As projeções dos economistas consultados pelo Valor para o PIB do primeiro trimestre estavam entre avanço de 0,5% e 0,8% na série dessazonalizada.
 
Acumulado
 
O dado referente ao período de doze meses encerrados em março de 2012 aponta crescimento de 1,84%, na série sem ajustes, e alta de 1,57%, nos dados dessazonalizados.
 
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento do país em 2011, medido pelo Produto Interno Bruto (PIB), foi de 2,7%.
 
A projeção oficial de crescimento do governo para este ano é de 4,5%. Depois do agravamento da crise internacional nos últimos dias, o ministro da Fazenda disse esperar uma expansão acima de 3%.
 
O BC, no Relatório de Inflação de março, divulgou uma estimativa de expansão de 3,5%. Para os analistas de mercado, consultados para o Boletim Focus da última semana, o crescimento não vai passar de 3,2%. Em 2011, o PIB cresceu 2,7%.
 
Revisões
 
Junto com a divulgação dos dados de março, o BC informou que as leituras do IBC-Br nos meses de janeiro e fevereiro foram revisadas pela autoridade monetária.
 
No caso de janeiro, o IBC-Br foi revisado para queda de 0,25%, de recuo de 0,18% previsto inicialmente, na série com ajuste sazonal. O índice de fevereiro, que mostrava queda de 0,23%, foi revisado para -0,38%, com ajuste.
 
Na série sem ajustes, janeiro recuou 0,44% e fevereiro cedeu 0,11%.
 
(Murilo Rodrigues Alves | Valor)
 

+ posts

Share this post