Lucro da Michelin alcança 1,05 bilhão de euros em 2010

A fabricante de pneus Michelin reportou lucro líquido de 1,05 bilhão de euros (US$ 1,42 bilhão) em 2010, o que representa um resultado quase dezes vezes superior ao obtido em 2009, de 104 milhões de euros (US$ 140,6 milhões).

As vendas líquidas da empresa em 2010 somaram 17,82 bilhões de euros, registrando aumento de 20,8% na comparação com a soma de 14,8 bilhões de euros reportada em 2009.

O volume de vendas cresceu 13,4% no ano passado, refletindo a recuperação da indústria automotiva e sua presença global, disse a companhia em comunicado.

A empresa destacou o avanço de 39% nas vendas de itens originais na América do Norte e de 33% na China em 2010, na comparação com o ano anterior, dentro do segmento de veículos de passageiros e comerciais leves. Nesta categoria, a América do Sul se destacou com um crescimento de 23% nas vendas de pneus no mercado de reposição.

"Na América do Sul, os mercados de reposição apresentaram uma forte curva de crescimento, em um ambiente econômico favorável, particularmente no Brasil", disse a empresa em comunicado. No setor de itens originais, as vendas na região registraram avanço de 13% no período.

A região também se sobressaiu nas vendas de pneus radiais para caminhões, que avançaram 47% em itens originais no ano passado, "graças a incentivos econômicos para estimular a aquisição de caminhões", notou a fabricante.

"Para a Michelin, 2010 foi um ano de forte crescimento, melhoria em flexibilidade de fabricação e margens historicamente elevadas", disse o sócio da empresa Michel Rollier. "Em resposta ao aumento acentuado nos custos de matérias-primas, o grupo vai manter sua dinâmica política de preços", ressaltou.

Para 2011, a Michelin prevê um crescimento menos acelerado no volume de vendas, de 6,5%, e um lucro operacional superior à soma de 1,69 bilhão de euros registrada no ano passado.

(O Globo)

+ posts

Share this post