Recém-lançada, Appies oferta novos serviços para desenvolvedores

O mercado de aplicativos está em franca ascensão. A consultoria Gartner estima que vai dobrar para 17,7 bilhões o volume de download de aplicativos no mundo, este ano, em relação a 2010. Além disso, estima que a receita de lojas de aplicativos triplicará, para US$ 15,1 bilhões. O valor representa apenas o ganho das companhias, como a Apple, que fica com 30% da receita obtida com a venda de aplicativos. A Appies – recém-criada pelos empresários Bob Wollheim, sócio da SixPix, e Pierre Schurmann, sócio da Bossa Nova Participações – está interessada em ganhar um percentual do ganho que fica com os desenvolvedores.

Para atrair esses profissionais, que geralmente trabalham de maneira informal, em casa e fora do horário comercial, a Appies vai ofertar serviços por internet, como sistemas integrados de inteligência (BI, na sigla em inglês), consultoria de projeto e apoio técnico e jurídico para abertura de empresas.

O site da companhia também reunirá os softwares para o desenvolvimento de aplicativos dos sistemas operacionais mais usados no mercado atualmente: iOS (Apple), Android (Google), Lomadee (BuscaPé) e BlueVia (Telefônica). A Appies fechou, neste mês, parceria com a Telefônica para oferecer o serviço de tradução dos aplicativos para o espanhol. "Estamos negociando parceria com companhias de mais dois sistemas operacionais", afirma Bob Wollheim, sócio e presidente da Appies.

Em troca, a Appies vai cobrar um percentual sobre a receita que o desenvolvedor obterá com a venda de seus aplicativos. "Vamos apostar junto ao desenvolvedor. Ele só paga um percentual da venda do aplicativo. Se não der certo, não paga nada", diz Wollheim. A Appies foi estruturada com investimento inicial de R$ 500 mil e não divulga a projeção de receita.

O executivo observa que a maioria dos desenvolvedores tem bastante conhecimento técnico, mas pouca experiência empresarial. Ele considera que os serviços de apoio podem ajudar a acelerar a produção de aplicativos no Brasil.

Não existem dados oficiais sobre total de desenvolvedores no país. No mundo, estima-se que existam em torno de 800 mil. O Facebook tem cadastrados 129 mil desenvolvedores; a Apple, pouco mais de 85 mil; e a Microsoft, em torno de 50 mil. A estimativa da Appies é prestar serviço para 10 mil desenvolvedores até 2014.

(Cibelle Bouças | Valor)

+ posts

Share this post