Repsol e chinesa Sinopec unem-se para projetos no Brasil

SÃO PAULO – A espanhola Repsol e a chinesa Sinopec acertaram o desenvolvimento conjunto de projetos no Brasil, criando uma companhia do setor de energia com valor de US$ 17,773 bilhões. Pelo acordo, a Repsol Brasil vai fazer um aumento de capital que será completamente subscrito pela Sinopec. Ao fim da transação, a Repsol vai ter 60% da Repsol Brasil e a Sinopec, 40%.

Conforme nota em sua página eletrônica, a Repsol manifestou que o acordo coloca em evidência o grande interesse internacional no momento histórico do Brasil, "particularmente na atividade do pré-sal na Bacia de Santos liderada pela Petrobras".

"A injeção dos recursos gerados nesta transação vai permitir que a Repsol Brasil desenvolva plenamente seus projetos atuais, que incluem algumas das maiores descobertas exploratórias do mundo nos últimos anos", observou a companhia espanhola.

Para o presidente da Repsol, Antonio Brufau, "o acordo é um bom reflexo do valor criado pelo investimento de bens materiais, humanos e técnicos feito pela Repsol no segmento de exploração nos últimos anos, particularmente no pré-sal do Brasil". Os ativos da Repsol no Brasil são avaliados atualmente em US$ 10,664 bilhões, apontou o comunicado.

(Juliana Cardoso | Valor)

+ posts

Share this post