Tosello busca paladares mais exigentes

A Tosello Frios e Carnes Especiais, empresa de pequeno porte com enfoque na culinária alemã de formato artesanal, investe na área de marketing e no desenvolvimento de novos processos e produtos para conquistar uma clientela diferenciada.

A empresa fabrica mais de 70 itens, e quer ser referência no segmento de frios refinados. Entre os produtos, há salsichas de sabores exóticos, como cordeiro com hortelã, salsichões com salsa e sabor natural de limão, terrines, defumados, rostosello, lombos, presuntos e linguiças, todos fabricados praticamente todas as semanas. Os estoques são mínimos.

A Tosello, que hoje já conta com um faturamento de R$ 12 milhões por ano, começou como uma distribuidora de carnes suínas. A empresa, que emprega 60 pessoas, deve crescer entre 40 e 50% este ano, e já tem capacidade de produção de 2400 toneladas por ano.

A ideia de partir para a produção de frios especiais surgiu em 2003. As obras da atual instalação industrial, na cidade de Sumaré (SP), se iniciaram em 2004 e foram concluídas em 2007, quando efetivamente começou sua produção. O investimento foi de R$ 3 milhões e, em 2010, houve uma ampliação na qual foram investidos mais R$ 2 milhões, informa Bruno Tosello, sócio-proprietário da Tosello Frios e Carnes ao lado de Ary de Oliveira Filho.

A estratégica comercial da empresa é focada no chamado consumidor single, aquele que não consegue fazer compras durante a semana, que compra em pequenas quantidades, mas atenta para a qualidade. Outra meta é vender para bares, restaurantes, hotéis e pousadas. Finalizadas as obras de ampliação, a empresa caminha para conquistar esse novo cliente, com embalagens porcionadas.

"Foi pensando nos profissionais que viajam constantemente e naqueles que ainda preferem ”olhar” o que estão levando para casa e dispensam as compras ”on-line”, que a empresa investiu e traz ao consumidor toda a sua linha de frios e embutidos especiais em novas embalagens, para que quando elas forem abertas, o produto esteja fresquinho, pronto para usar, na sua mais perfeita coloração", afirma o empresário.

Por meio de uma frota e distribuição terceirizada, a empresa atende a Grande São Paulo e a Capital diariamente e está presente no Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre e já começa a suprir as necessidades de clientes de hotéis e restaurantes em localidades como Goiás, São Luiz e Recife.

"Visamos nos estabelecer entre os melhores fabricantes de produtos diferenciados no segmento, oferecendo à clientela a oportunidade de experimentar itens com padrão de sabor europeu fabricados no Brasil, com tecnologia de ponta, utilizando carnes selecionadas e defumação natural para alguns produtos", ressalta Bruno Tosello.

Na verdade, desde que a pequena indústria começou a produzir, as atenções estiveram voltadas diretamente à produção e à qualidade do produto. "Nossa primeira ação de marketing, e que mantemos até hoje, são as "degustações" feitas para o consumidor final nos locais em que são vendidos os produtos Tosello, como a Casa Santa Luzia, o Empório São Paulo, as lojas do Natural da Terra, entre outros. Outra ação são os cursos em shoppings da capital paulista, ministrados pela culinarista Janete Campos, que vai desenvolvendo receitas com nossos produtos, divulgando-os", diz.

Neste momento, a maior dificuldade da empresa está em se sobressair, com apenas poucos anos de atuação, diante dos grandes fabricantes. "É preciso mostrar ao consumidor que existem tipos diferentes de salsichas, linguiças e presuntos. Ele está acostumado a consumir um determinado produto que tem algumas características marcantes e estranha quando experimenta algo novo, diferente. É importante também acrescentar que a guerra dos preços torna bem difícil que os nossos produtos cheguem à mesa do cliente. É uma luta que estamos empreendendo com muito vigor", finaliza Tosello.

(Henriete Mirrione | Valor)

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