Nova fábrica da JAC Motors será construída na Bahia

A chinesa JAC Motors vai protocolar nesta sexta-feira, no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em Brasília, um plano detalhado sobre a fábrica que pretende construir no Brasil. Conforme comunicado do grupo SHC, detentor dos negócios da montadora, os entendimentos seguem avançados para sediar a planta industrial no Pólo de Camaçari, na Bahia.

Em nota divulgada hoje,  o presidente da JAC Motors Brasil, Sergio Habib, disse que ao manifestar a decisão de construir uma fábrica no Brasil espera que o governo crie condições para promover alterações no decreto publicado recentemente.

Há uma semana, a montadora chinesa chegou a dizer que o aumento tributário para carros com menos de 65% de conteúdo local, medida que faz parte do novo regime automotivo do país, afetaria seus planos de investimento no Brasil.

Conforme antecipou o Valor, a fábrica terá capacidade para produzir 100 mil unidades anuais em dois turnos e receberá investimentos de R$ 900 milhões, sendo que 80% do capital virá do grupo SHC, e o restante, do JAC Motors na China. A expectativa é que a fábrica fique pronta em 2014.

O projeto inclui um centro de desenvolvimento de novas tecnologias, como a adoção de um motor com sistema de alimentação flex com sistema de partida a frio por intermédio de pré-aquecimento de bicos injetores, laboratórios de controle de emissão de poluentes, pista de testes e centro de capacitação profissional.

As fases de estamparia de componentes e produção de motores estão previstas para os próximos anos. A fábrica irá criar 3,5 mil novos empregos diretos.

(Ana Luísa Westphalen | Valor)

+ posts

Share this post