Os benefícios das novas regras contábeis para as PMEs

(Ana Cristina França | Vice-Presidente da Apsis Consultoria)

No mês de outubro muitas mídias destacaram o prazo de janeiro de 2013 para as PMEs convergirem para o novo padrão. O CPC PME é um conjunto completo de princípios contábeis cuja aplicação é bem mais simples e o período para adequação bem superior ao das demais empresas. Sendo assim, por que será que foram poucas as empresas que cumpriram a determinação do Banco Central, regulamentada pelo Conselho Federal de Contabilidade? Saiba como o CPC PME pode ajudar a sua empresa.

Em conformidade com o processo geral de conversão às normas contábeis internacionais, o CPC emitiu em separado o Pronunciamento Técnico para aplicação das novas regras às demonstrações contábeis das empresas de pequeno e médio porte, as PMES. Segundo o CPC, pequenas e médias empresas são empresas que não têm obrigação pública de prestação de contas e elaboram demonstrações contábeis para fins gerais para usuários externos (proprietários que não estão envolvidos na administração do negócio, credores existentes e potenciais e agências de avaliação de crédito).

As PMEs, assim como todas as empresas, vivem o tradeoff do custo x benefício, mas têm em particular o desafio de administrar os investimentos em prazos e custos bem mais sensíveis do que as empresas de maior porte.

Estudos internacionais recentes, feitos com milhares de PMEs em dezenas de países em desenvolvimento e mercados emergentes, apontam que para a existência de uma compensação após a realização da conversão aos novos padrões, pela boa contabilidade, as empresas fechadas com maior transparência financeira apresentam problemas significativamente menores de acesso a financiamento externo, com menos custo de captação do que outras empresas fechadas. Estes estudos mostram também forte evidência de que a qualidade da contabilidade afeta positivamente a eficiência do investimento.

Os desafios para as PMEs no Brasil são grandes, porém percebemos que as empresas que possuem mais destaque têm investido em sair da informalidade e profissionalizar seus sistemas de gestão, planejamento, tecnologia e treinamento.
Neste universo globalizado, o CPC PME vem ajudar as empresas a se enquadrarem neste cenário competitivo, dando maior transparência e credibilidade às suas demonstrações contábeis para usuários internos e externos.

Além das vantagens globais, como a confiabilidade e comparabilidade das demonstrações contábeis e consequente redução dos custos de captação, temos as vantagens particulares de cada grupo de usuários.

Para o investidor, as novas demonstrações contábeis podem apresentar uma melhor análise de retorno dos investimentos, bem como mais liquidez, crescimento da lucratividade e consequente melhoria no pagamento de dividendos. Para os empregados, quanto mais saudável a empresa, maiores são as oportunidades de crescimento profissional e remuneração.  Já para os clientes e fornecedores, a continuidade da empresa e a capacidade de honrar seus compromissos tornam-se muito maiores.

Como ocorre em todo processo de mudança, também temos as dificuldades e desvantagens que lhe são inerentes. Além das dificuldades operacionais e dos custos de padronização, esbarramos em resistências culturais e na falta de recursos para implantação destes novos modelos de padronização.

Para minimizar estas dificuldades, algumas empresas têm optado pela terceirização deste serviço, buscando consultores e especialistas como os nossos no mercado para ajudar e acelerar o processo. Esta padronização de processo tem permitido às empresas investirem mais em inovação, com a criação de novas tecnologias próprias ou com parceiros estratégicos, buscando uma maior proximidade aos clientes e fornecedores e garantindo melhor qualidade de seus produtos e serviços num ambiente de negócios diferenciado.

Alguns temas como Combinação de Negócios, Ativos Intangíveis e Ativo Imobilizado apresentam pontos especiais de atenção. A Apsis pode ajudar a sua empresa neste desafio.

 

+ posts

Share this post