O diretor de gás e energia da Petrobras, José Alcides Santoro, afirmou nesta quarta-feira que a estatal prevê investir US$ 144 milhões, entre 2013 e 2017, na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras no Paraná (Fafen-PR), em Araucária. O investimento inclui aumento da tancagem do Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla 32) e também paradas programadas previstas.
A fábrica foi comparada da Vale, no último sábado, por US$ 234 milhões. Com a compra, segundo o diretor de gás e energia, Alcides Santoro, a Petrobras passa a ter 35% do mercado de ureia no país. Antes da compra, a companhia tinha cerca de 20% do mercado de ureia.
A Fafen-PR tem capacidade para produzir anualmente 700 mil toneladas de ureia, 475 mil toneladas de amônia e 450 mil metros cúbicos de Arla 32. Além dessa fábrica, a Petrobras tem outras duas fábricas de fertilizantes, Fafen-SE e Fafen-BA, além de uma em construção em Mato Grosso do Sul, que entra em operação até setembro do ano que vem.
O diretor da Petrobras participa, neste momento, de cerimônia de posse do novo diretor industrial da Fafen-PR, Edmir Bitencourt de Souza, com a presidente da Petrobras, Graça Foster. “Estamos aumentando nossos investimentos em fertilizantes”, disse Graça Foster.
(Marta Nogueira | Valor)