Tecnologia brasileira conquista gigante do áudio profissional

Harman investiu US$ 100 milhões para transformar a brasileira Selenium em sua subsidiária local

São Paulo – Tecnologia de ponta, gestão eficiente e forte presença no mercado. Foi com esta fórmula que a empresa nacional Selenium atraiu a gigante do áudio profissional Harman, dona de marcas de peso como AKG, JBL, Mark Levinson e Infinity.

Tudo começou com um possível acordo de parceria. A Harman procurava um canal para ampliar seus negócios no Brasil, país visto pela companhia como um dos mercados com maior potencial de crescimento para os próximos anos.

A empresa norte-americana procurou a Selenium, que já atuava mais de 50 anos no mercado brasileiro de áudio profissional, com o objetivo de fechar um acordo de distribuição. Depois de seis meses de negociação, a Harman decidiu fazer uma oferta pela companhia. "Foi uma surpresa. Não era a intenção dos proprietários vender a empresa", conta Rodrigo Kniest, então diretor superintendente da Selenium.

Os quatro fundadores se sentiram lisonjeados com a oferta e decidiram prosseguir com o negócio. O que se seguiram foram mais cinco meses de investigação cuidadosa das operações da Selenium pela potencial compradora até que o negócio de 100 milhões de dólares fosse finalmente concluído, em junho deste ano.

Tecnologia e gestão

Para Rodrigo Kniest, hoje country manager da Harman no Brasil, um dos fatores que levaram à mudança de rumo nas negociações foi a excelência técnica da Selenium. "O nosso DNA é muito é técnico. Mostramos tecnologias de áudio que nem eles tinham lá. O trio elétrico, por exemplo, só existe no Brasil. O som automotivo de alta potencia, conhecido como ”paredão” é outra tecnologia bem brasileira", conta o executivo.

Quatro meses após a aquisição, a equipe técnica da unidade brasileira já trabalha em processos de co-engenharia de produtos com os técnicos da matriz. "Eles apostaram em nós porque entendem que não temos só braços, mas também cérebros", diz Kniest.

(Daniela Moreira I Exame)

+ posts

Share this post