UE pode investigar fusão entre Xstrata e Glencore

A Xstrata e a Glencore International poderão enfrentar um obstáculo inesperado para a sua proposta de fusão de 50 bilhões de libras, com a Comissão Europeia ameaçando ignorar uma decisão anterior que teria evitado uma investigação sobre o negócio, reportou o jornal britânico Daily Telegraph, sem citar fontes específicas.
 
O jornal afirmou que o comissário europeu da Concorrência, Joaquín Almunia, está preparado para explorar as implicações de uma fusão de duas gigantes de commodities. A ação poderá ocorrer apesar de uma decisão da Comissão Europeia em 2006 que tratou as duas companhias como uma empresa só para efeitos de concorrência, devido a participação de 34,4% que a Glencore tem na Xstrata, segundo o Daily Telegraph.
 
Um porta-voz de Almunia disse que as companhias terão de decidir se notificarão a Comissão, afirmou o jornal.
 
Os detalhes do acordo entre as duas companhias poderão ser formalmente anunciados até quarta-feira, quando a Xstrata revelará seus resultados do ano passado, de acordo com o Daily Telegraph. No entanto, uma disputa acionária está se formando, com cerca de metade dos dez maiores acionistas da Xstrata irritados por não terem sido chamados para discutir as propostas, levando um investidor a classificar o acordo como um "plano montado", disse o jornal. As informações são da Dow Jones.

(Clarissa Mangueira | O Estado de São Paulo)

+ posts

Share this post