Um novo mercado desponta no brasil

Dados recentes mostram que a área de tecnologia é uma das grandes fomentadoras de negócios no país, em especial de fusões e aquisições. Apenas para citar um exemplo, a pesquisa da consultoria KPMG mostra que, no primeiro semestre desse ano, o setor de TI foi líder em negócios de fusões e aquisições, feito que, segundo a própria consultoria, acontece desde 2008.

Uma área que começa a chamar a atenção dentro da enorme variedade de serviços de TI e que pode ser uma grande geradora de negócios é a de Telecom Expense Management (traduzindo ao pé da letra, Gerenciamento de Gastos com Telecom), ou simplesmente TEM.

Os serviços de TEM nada mais são do que o controle e gestão de todos os recursos que envolvem telecomunicações dentro de uma empresa, como contratação de serviços, gestão de ativos e gestão de faturas, entre outros.

Fora do Brasil, o mercado de Telecom Expense Management é uma realidade e há uma série de movimentações de empresas comprando ou se fundindo com outras. Alguns exemplos mais recentes são a aquisição da Profitline pela Tangoe, da Avalon Global Solution pela WidePoint Corporation e a Emptoris Rivermine pela IBM.

Para se ter uma ideia do tamanho desse mercado, dados da consultoria Gartner mostram que o mercado de Telecom Expense Management faturou pouco mais de US$ 750 milhões em 2009, cifra que passou para US$ 895 milhões em 2010. Além disso, segundo a empresa de pesquisa TechNavio, o mercado de Telecom Expense Management deve ter um crescimento médio anual de 18,5% até 2014.

No Brasil, o mais recente negócio foi a fusão da área de Telecom Expense Management da Informatec com a Navita, principal empresa brasileira no segmento de gestão de faturas, gastos e ativos de Telecom, tanto fixos como móveis .

Por aqui, o mercado de TEM ainda não é de grande visibilidade, mas começa a mostrar crescimento, principalmente porque há um movimento de convergência entre telefonia fixo e móvel, tudo em uma plataforma única.

Considerando que o Telecom Expenses Management tem como função a centralização da gestão de serviços, permitindo às empresas uma redução nos custos, diminuição nos erros contábeis e o melhor controle de utilização dos funcionários, por exemplo, a expectativa é que, rapidamente, haja um aumento na demanda por serviços de TEM. Ou seja, não só o mercado de TEM deve crescer como as fusões e aquisições envolvendo o segmento devem aumentar em um futuro bem próximo.

(Dinheiro na Conta)

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