Venda direta da Marisa deve faturar R$ 500 mi até 2015

Até o final do primeiro trimestre, eram cerca de mil consultoras cadastradas, e o ticket médio gira em torno de R$ 480 reais.

As vendas diretas da Marisa, nova estratégia recentemente adotada pela companhia, com início do projeto piloto em novembro último, deve alcançar um faturamento entre R$ 450 milhões e R$ 500 milhões até 2015, afirmou nesta terça-feira (30/4) Arquimedes Salles, diretor de produtos e serviços financeiros.

Até o final do primeiro trimestre, eram cerca de mil consultoras cadastradas, e o ticket médio gira em torno de R$ 480 reais, acima do planejado pela administração da companhia, com uma média de 10 a 11 itens solicitados por pedido.

“Esse ano é de aprendizagem, testes de logística, parte de tecnologia, produtos no catálogo. Para esse ano, a receita do canal é insignificante. Acreditamos no potencial em 2015”, ponderou Salles.

A estratégia da Marisa com sua nova atuação, explicou o diretor, é “vender moda, que é um mercado não explorado. Ninguém foca esse canal com o objetivo de vender moda. O objetivo é vender moda, não simplesmente roupa ou sapato”.

Ainda que espere por números expressivos apenas daqui três anos, Salles ressaltou que, até o final de 2013, tem a expectativa de que as vendas diretas da Marisa passem a ganhar representatividade relevante no faturamento total das empresas.

Inaugurações

Para o segundo trimestre de 2013, a Marisa deve inaugurar 13 lojas, fato esse que contribuiu para o crescimento de 21,6% de suas despesas com vendas, que incluem gastos pré-operacionais, explicou o diretor financeiro, Paulo Borsatto.

De janeiro a março, foram três inaugurações. No primeiro semestre de 2012, a Marisa abriu cinco lojas.

“Seguimos fortemente com o compromisso de abertura de 51 novas lojas para este ano”, disse Borsatto.

Em relação à introdução dos calçados nas lojas da companhia, foram 62 unidades que passaram a oferecer o produto a partir de março, e mais 99 também os ofertarão até o final de dezembro.

“Este novo setor tem sido muito importante para o crescimento das vendas”, falou o diretor financeiro.

Ainda assim, os calçados representam apenas 4,4% das vendas totais da companhia.

No primeiro trimestre, as vendas mesmas lojas da Marisa cresceram 12,8%, e 19,2% se considerarmos todas as lojas.

“Sazonalmente os resultados do primeiro trimestre são sempre mais fracos para o setor de varejo durante todo ano”, comentou Borsatto.

Desempenho do 2° trimestre

Salles, por sua vez, destacou que as vendas de abril foram “boas, dentro da expectativa”.

No entanto, o diretor de produtos lembrou que os dois principais eventos do período – dia das mães e dos namorados – ainda estão por vir.

“Para a Marisa, são a segunda e a terceira melhor data do ano. Abril não representa nem ¼ da venda”, revelou Salles. “Ainda é cedo para falar, mas a gente está bem confiante”.

(Brasil Econômico)

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