Veja uma seleção de obras que podem ajudar empreendedores e pequenos empresários a mudarem a visão sobre o negócio
Tudo é Óbvio
Observar sinais que aparecem no trabalho pode ajudar a enxergar além. “Às vezes, a solução está na nossa cara e a gente não percebe”, diz Ferraz. O autor afirma que o senso comum pode atrapalhar em determinadas tomadas de decisões e esse livro ajuda neste sentido.
“Tudo É Óbvio – Desde Que Você Saiba a Resposta”, de Duncan J. Watts (Editora Paz e Terra, a partir de R$ 28)
Por Que Trabalhamos
Os autores são especialistas nas áreas de liderança e gestão de pessoas e mostram que é essencial entender a razão pela qual trabalhamos. Entender a rotina de seu trabalho pode ajudar a compreender as necessidades de seus clientes e funcionários, por exemplo. De acordo com Flávia, ler a obra pode ajudar na criação ou na libertação de alguns hábitos.
“Por Que Trabalhamos”, de Dave Ulrich e Wendy Ulrich (Editora Bookman, a partir de R$ 51)
Subliminar
O objetivo dessa obra é que as pessoas possam olhar para as suas escolhas de uma maneira diferente. Para Ferraz, é um livro leve e indicado para quem deseja se aprimorar na área de gestão de pessoas. O autor também escreveu o livro “O andar do bêbado”.
“Subliminar – Como o Inconsciente Influencia Nossas Vidas”, de Leonard Mlodinow (Editora Zahar, a partir de R$ 39)
O poder do hábito
Charles Duhigg, autor e repórter investigativo do New York Times, afirma que é possível criar empresas revolucionárias e ter sucesso entendendo como os hábitos funcionam. Para Ferraz, muita coisa ainda é feita no piloto automático. “A gente tem que entender o que é repetição e se o hábito é bom”, afirma.
“O Poder do Hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios”, de Charles Duhigg (Editora Objetiva, a partir de R$ 26)
Falar para Liderar
Uma habilidade comum que todo líder de sucesso tem é a capacidade de saber falar bem. A obra mostra como prender a atenção e como falar de forma clara e objetiva. “Quando está bem é que precisa fazer os ajustes necessários, depois não adianta”, afirma Flávia.
“Falar Para Liderar – Ninguém Chega Lá Sem Falar Com Eficiência”, de Heródoto Barbeiro (Editora Saraiva, a partir de R$ 34)
O Efeito Vencedor
A obra mostra o que faz uma pessoa vencedora. Além de entender melhor o comportamento das pessoas ao seu redor, o empreendedor pode refletir sobre questões relacionadas ao poder no negócio e na família. Para Flávia, os exemplos de fracassos ajudam a pensar sobre o que é vencer.
“O Efeito Vencedor – Como a Neurociência Explica o Sucesso (e o Fracasso)”, de Ian Robertson (Editora Elsevier – Campus, a partir de R$ 63)
Desafiando o talento
Com vários cases de atletas a executivos, essa obra mostra que por meio do esforço e da repetição é possível aperfeiçoar a ponto de alcançar o topo. O autor é editor e colunista da revista Fortune e mostra que o talento não é tão importante assim, é possível ter um desempenho de alto nível adotando certas posturas e metas. Ferraz afirma que pode inspirar um empreendedor que deseja atingir a excelência profissional.
“Desafiando o Talento”, de Geoff Colvin (Globo Livros, a partir de R$ 32)
To Sell Is Human
Normalmente, as pessoas não se sentem confortáveis na hora de vender algo. Nesta obra o autor mostra que é preciso mudar a maneira como se enxerga a arte das vendas. Para vender com sucesso é preciso saber improvisar e ser útil para o outro lado.
“To Sell Is Human: The Surprising Truth About Moving Others”, de Daniel H. Pink (Editora Riverhead Hardcover, a partir de US$ 18)
Encantadores de Vidas
Esperar e ter perseverança são algumas das lições da obra. O próprio autor se recuperou de dois graves acidentes e reestruturou sua vida. Para a Flávia, é preciso aprender a se atentar a alguns sinais e lidar melhor com o tempo.
“Encantadores de Vidas”, de Eduardo Moreira (Editora Record, a partir de R$28)
Search Inside Yourself
O autor Chade Meng Tan foi um dos primeiros engenheiros do Google e por meio do livro mostra que é possível ser feliz e ter sucesso. Criar hábitos mentais úteis e treinar a atenção são algumas das lições. A obra é recomendada para quem deseja diminuir o estrese, aumentar a concentração e a criatividade.
“Search Inside Yourself “, de Chade Meng Tan (Editora HarperOne, a partir de US$ 18)
(Camila Lam | Exame)