As 10 maiores consultorias financeiras na América Latina

O banco BTG Pactual (BBTG11) e o escritório de advocacia Machado Meyer Sendacz e Opice lideraram o ranking de consultorias financeiras e legais, respectivamente, na América Latina até o final de setembro de 2012, mostra uma análise realizada pela Mergermarket, empresa especializada no mercado de fusões e aquisições.

De acordo com o relatório, o BTG participou de 31 dos 235 acordos realizados no período, cinco a mais do que o visto no mesmo espaço do ano anterior – quando já tinha sido o líder. Já o Machado Meyer Sendacz e Opice superou o Pinheiro Neto e apareceu no topo da lista ao marcar presença em 41 fusões ou aquisições. Foram sete a mais do que o visto em 2011.

Em volume de negócios a história é outra. O americano JPMorgan aparece como o líder ao ter participado de operações com um volume de 36,158 bilhões de dólares em 13 negócios. O escritório Skadden Arps Slate Meagher & Flom prestou consultoria legal para 10 acordos que giraram no total 31,122 bilhões de dólares.

O maior acordo de fusão no ano, até agora, foi a aquisição do mexicano Grupo Modelo pela Anheuser-Busch InBev por 20,1 bilhões de dólares. O valor representa cerca de um quarto de toda atividade do ano, que chegou a 80,1 bilhões de dólares. A aquisição da Redecard (RDCD3) por 5,2 bilhões de dólares pelo Itaú (ITUB4) foi a segunda maior operação do ano.

(Gustavo Kahil | Exame)

+ posts

Share this post