A aquisição do HSBC Brasil pelo Bradesco é a maior já feita na história do banco brasileiro, de acordo com Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente da instituição. “É a maior aquisição no desenvolvimento histórico do banco.
Desde 1943, o Bradesco fez 48 aquisições entre bancos, financeiras, seguradoras”, disse o executivo, nesta segunda-feira, 3.
O Bradesco confirmou, em fato relevante ao mercado na madrugada de hoje, que adquiriu o HSBC Brasil por R$ 17,6 bilhões (US$ 5,186 bilhões), conforme antecipou no domingo, 2, o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.
Com a aquisição, o Bradesco assumirá todas as operações do HSBC no Brasil, incluindo o banco de varejo, seguros e administração de ativos, bem como todas as agências e clientes, conforme antecipou com exclusividade o Broadcast em 20 de julho.
Ao adquirir o HSBC no Brasil, os ativos do Bradesco crescem 16% com a operação, para R$ 1,192 trilhão. A carteira de crédito aumenta 14%, chegando a R$ 517,8 bilhões. O patrimônio líquido chega a 11,2 bilhões.
Em relação ao preço a ser pago pelo HSBC, que ficou acima das expectativas do mercado, ele explicou que ambos os bancos chegaram em “um bom termo”.
De acordo com Trabuco, a aquisição do HSBC vai proporcionar ao Bradesco crescer e aumentar sua escala. Há complementaridade, segundo o executivo, em termos de agências, colaboradores e clientes, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e no público de alta renda, que soma aproximadamente 1 milhão de clientes.
“Os colaboradores do HSBC nos motivaram muito. A estrutura do HSBC é de complementaridade. Temos baixa sobreposição”, afirmou ele, acrescentando que há muita mão de obra complementar na sede do HSBC, em Curitiba, que pode prestar serviços para o Bradesco e que será avaliada.
O presidente do Bradesco afirmou ainda que o sistema bancário tem se consolidado e que a compra do HSBC se insere nesse contexto.
“Aquisição do HSBC ocorre em momento de grandes mudanças da transição no Brasil e é um evento inigualável. Há valor intangível. HSBC era ativo único no Brasil”, destacou Trabuco.
Para Lázaro de Mello Brandão, presidente do conselho de administração do Bradesco, a aquisição do HSBC é um novo passo na estratégia de longo prazo do banco.
“Esse negócio tem o propósito de reforçar o posicionamento do banco com reflexos nos resultados financeiros, agregando valor aos nossos acionistas”, avaliou.
(Aline Bronzati | Exame)