A Archer Daniels Midland (ADM) anunciou hoje a inauguração de sua nova fábrica de processamento de soja no Paraguai, na cidade de Villeta. A planta tem condições de processar 3,5 mil toneladas por dia e vai ampliar em mais de 20% a capacidade da companhia em processar oleaginosas na América do Sul.
A nova fábrica, construída ao lado da já existente misturadora de fertilizantes da empresa, está localizada perto de uma instalação portuária no rio Paraguai.
A empresa informou que essa localização estratégica permite a integração completa de logística, uma vez que as embarcações chegam com insumos para a produção de fertilizantes e saem carregados com os produtos de soja. Ainda, os caminhões chegam com soja de diferentes regiões do país, e voltam ao campo com fertilizantes projetados para atender as muitas e variadas demandas de agricultores modernos e produtivos.
A ADM é uma das principais companhias de agronegócio do mundo. No último resultado divulgado ao mercado, referente ao trimestre encerrado em 31 de março, a companhia informou lucro líquido de US$ 269 milhões, uma queda de 33% em relação aos US$ 405 milhões de igual trimestre de 2012.
(Fabiana Batista | Valor)