Alugue Temporada quer ampliar presença no Nordeste

O Alugue Temporada, site de classificados de imóveis para temporada do grupo americano HomeAway, quer ampliar presença no Nordeste e em outras regiões estratégicas para o turismo no Brasil. Hoje, 75% dos mais de 16 mil imóveis anunciados no site estão localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
 
“Estamos começando a entender melhor cada mercado e separando o País por grandes áreas geográficas e estratégicas”, diz o carioca Nicolas Spitzman, presidente do Alugue Temporada. Além disso, o Brasil também vai coordenar o crescimento do grupo em outros mercados da América Latina, em especial Argentina e Colômbia.
 
O site brasileiro responde por um percentual ainda muito pequeno do faturamento total do HomeAway, líder mundial do setor com mais de 90% de suas receitas originadas pelas operações nos Estados Unidos e Europa. Em 2011, o grupo estima ter faturado algo em torno de US$ 229 milhões.
 
Mas as perspectivas de crescimento da operação no Brasil são animadoras, segundo Spitzman, tanto que o País foi a primeira investida do HomeAway fora do eixo EUA-Europa. Depois da compra do Alugue Temporada, fechada em 2010, a empresa também fez aquisições na Austrália e Ásia.
 
O processo de integração das operações do Alugue Temporada com a rede mundial da HomeAway foi finalizado em setembro do ano passado. Agora, por meio do site brasileiro é possível pesquisar em uma base de dados de quase 325 mil imóveis em diversos países. Já os usuários estrangeiros podem ver os imóveis anunciados no site brasileiro.

“Além do cenário econômico favorável como um todo no Brasil, estamos no centro de três tendências: o crescimento da internet, do turismo e dos imóveis no País”, diz. A realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil nos próximos anos deve incentivar ainda mais o crescimento do setor, avalia Spitzman.

Segundo dados do Ministério do Turismo, divulgados no último dia 29, o mercado consumidor de turismo no Brasil cresceu 16% em três anos, de 43 milhões em 2007 para 50 milhões de pessoas em 2010. O foco são os destinos nacionais: de cada dez turistas, nove viajam dentro do Brasil. “O viajante brasileiro tem dinheiro para viajar e, cada vez mais, alugar um imóvel para ficar com a família ou amigos aparece como uma opção”, diz Spitzman.
 
Ele explica que as receitas do Alugue Temporada vêm da venda de assinatura de anúncios para proprietários e administradores de imóveis – a empresa oferece opções de planos básicos e personalizados, em base mensal, trimestral ou anual. “O site tem uma demanda sazonal, mas como o faturamento vem da venda de anúncios, temos uma previsibilidade do que vamos receber por mês que permite fazer o planejamento”.
 
Dado o modelo de negócios do site, ele acredita que a crise econômica pode até ajudar a impulsionar as vendas de anúncios. “A casa nada mais é que um ativo que a pessoa pode monetizar. Às vezes alguém que nunca tinha alugado um imóvel para temporada antes, porque não precisava do dinheiro, pode vir a precisar de uma fonte extra de renda e começar a anunciar o imóvel”, diz Spitzman.
 
Para atrair novos anunciantes, a empresa planeja concentrar investimentos em 2012 em marketing, em especial na área de mídias sociais. Nos últimos seis meses, o Alugue Temporada dobrou o tamanho de sua equipe, para vinte pessoas no Brasil, e terminou 2011 com cerca de 20 milhões de acessos.

(Danielle Assalve l iG)

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