Banco do Brasil quer IPO de empresa de seguros em 2013

O Banco do Brasil pretende consolidar em uma nova empresa todas as suas operações de seguros, com objetivo de listá-la em bolsa no ano que vem, como resultado de um processo de reorganização societária iniciado há cerca de cinco anos.

O banco federal anunciou nesta segunda-feira, em fato relevante, que pretende constituir a BB Seguridade para reunir os negócios de seguros, capitalização, previdência complementar aberta e atividades afins no Brasil ou no exterior.

A criação da BB Seguridade, ainda em fase de estudos, prevê que a realização, pela nova companhia, de uma oferta pública primária e secundária de ações em 2013, com listagem no Novo Mercado da Bovespa.

“A presente comunicação não deve ser considerada como anúncio de oferta (de ações) e a realização da mesma dependerá de condições favoráveis dos mercados de capitais nacional e internacional”, disse o BB.

A BB Seguridade terá 100 por cento da BB Seguros –que engloba as participações acionárias do Banco do Brasil na BB Mapfre SH1 (seguros de pessoas), BB Mapfre SH2 (seguros de patrimônio), BrasilPrev (previdência) e Brasilcap (capitalização). Em todas essas empresas, a BB Seguros possui quase 50 por cento do capital votante e entre 50 e 74,9 por cento do capital total.

Abaixo da BB Seguridade ficará a BB Cor Participações, nova holding a ser formada que deterá participação acionária no capital da BB Corretora e, eventualmente, no de outras sociedades que atuem no mercado como corretoras na comercialização de seguros, previdência aberta, capitalização e planos de saúde e odontológicos.

O processo de reorganização dos negócios de seguros do BB começou em agosto de 2008 e envolve uma série de parcerias. Entre os sócios do BB estão, além da Mapfre, o Principal Financial Group do Brasil e a Icatu.

As ações do BB subiam 2,05 por cento às 10h42, para a 21,95 reais, enquanto o Ibovespa perdia 0,92 por cento.

(Cesar Bianconi | Reuters)

+ posts

Share this post