A parceria com a startup prevê a listagem das ações da empresa no segmento Bovespa Mais, no prazo de dois anos.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da BNDES Participações, aprovou operação de subscrição de ações, no valor de R$ 93,3 milhões, na empresa Energias Renováveis do Brasil (ERB), especializada em soluções energéticas ambientalmente sustentáveis.
Os recursos destinados pela se somarão ao aporte de R$ 120 milhões do Fundo Caixa Ambiental, gerido pela Mantiq Investimentos (Grupo Santander).
Eles vão compor parte do funding da ERB para o desenvolvimento de projetos de cogeração de energia elétrica a partir de biomassa (principalmente eucalipto), que contribuem para a redução de emissão de gases de efeito estufa.
A ERB é atualmente uma startup, cujo primeiro projeto entrará em operação em outubro. O objetivo é fornecer vapor de processo para a planta petroquímica da DOW Química instalada em Candeias (BA), além de exportar 11 MW médios para o Sistema Interligado Nacional.
Fundada em 2008, a ERB, localizada em São Paulo, possui modelo de negócio baseado na tecnologia da geração de vapor e eletricidade à base de biomassa para grandes clientes industriais, a custos significativamente mais baixos do que as alternativas fósseis atualmente utilizadas.
(Brasil Econômico)