O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a venda de metade do capital social da Brookfield SPE, sociedade de propósito específico do Grupo Brookfield Incorporações, para a BV Empreendimentos e Participações (BVEP), subsidiária do Banco Votorantim. A decisão foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quarta-feira.
A SPE foi criada em função de projeto residencial imobiliário a ser desenvolvido na avenida Morumbi, na cidade de São Paulo. Após conclusão do empreendimento e venda dos imóveis, a empresa será liquidada.
Embora os grupos envolvidos tenham atividades concomitantes no segmento de incorporações imobiliárias, o órgão de defesa da concorrência aprovou o ato de concentração por entender que eles não terão influência sobre negócios um do outro fora do empreendimento específico.
O Cade considerou ainda que uma potencial integração vertical, decorrente do fato de o BV trabalhar com financiamento imobiliário, “não é capaz de afetar a concorrência”, pois existem muitas outras instituições de crédito imobiliário de grande porte. Além disso, o empreendimento objeto da associação analisada pelo órgão foi considerado muito pequeno diante universo da oferta imobiliária nacional.
(Mônica Izaguirre | Valor)