O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou nesta quarta-feira (9) a aquisição de 51% da rede nordestina Eletro Shopping pelo grupo Máquina de Vendas.
A operação, anunciada em julho de 2011, foi aprovada sem restrições. A Máquina de Vendas, resultante da fusão das redes Insinuante e Ricardo Eletro, conta ainda com as marcas City Lar e Salfer.
Para o conselheiro Alessandro Octaviani, relator do caso, a compra não apresenta riscos concorrenciais apesar de Máquina de Vendas e Eletro Shopping atuarem juntas em 28 municípios de cinco estados (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte). Segundo ele, há rivalidade suficiente mesmo nos municípios em que o grupo passará a ter 20% do mercado.
“Existem, nesses municípios, empresas nacionais e regionais com grande poder econômico que são, declaradamente, concorrentes da Máquina de Vendas”, afirmou.
A Máquina de vendas é a quinta maior varejista do país, atrás do Pão de Açúcar, que conta com as redes Casas Bahia e Ponto Frio, do Carrefour, do Walmart e das Lojas Americanas.
(Renata Agostini)