Cade aprova quatro fusões e aquisições na manhã desta quarta-feira

Quatro fusões e aquisições foram aprovadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) até agora na sessão do órgão antitruste desta quarta-feira. O negócio de R$ 8,4 bilhões, fechado em julho de 2010, em que a Portugal Telecom comprou uma fatia da Oi recebeu o aval do órgão antitruste sem restrições. Assim como o caso em que a Ri-Happy comprou a PBKids, anunciado em junho deste ano.
 
Na área educacional, o Cade aprovou, sem restrições, a compra da Uniasselvi pelo grupo Kroton Educacional. O negócio de R$ 510 milhões foi anunciado em maio deste ano.
 
A lista de fusões e aquisições aprovadas até agora fica completa com o negócio em que o grupo Multi, dono das escolas de idiomas Wizard e Skill, comprou a Microlins, rede de franquias de ensino profissionalizante. Só que foram impostas restrições a essa operação.
 
Dos 26 processos previstos para a sessão, dez foram adiados. Entre eles, a criação da “joint venture” Bionovis, a “superfarmacêutica” nacional, resultado da parceria entre Aché, Hypemarcas e União Química. Também foi adiado mais uma vez o processo da compra pela Unimed Franca do controle do Hospital Regional de Franca (SP).
 
Já os negócios em que a Monsanto concedeu licenças para empresas desenvolverem e comercializarem variedades de sementes da soja Intacta RR2 Pro no Brasil começaram a ser julgados pelo Cade, mas a conclusão da análise foi interrompida por pedidos de vista.
 
Ainda durante a manhã e o começo da tarde, o órgão antitruste arquivou uma denúncia de suposta prática de preço predatório contra a Ambev, por ter reduzido em até 20% os preços de refrigerantes em novembro de 2006. O mesmo aconteceu com o processo investigativo de suposto cartel e tabelamento de preços no mercado de revenda de combustíveis em Salvador (BA).
 
A sessão do Cade deve voltar às 15 horas. Restam quatro casos na pauta. Um deles é o negócio em que a empresa de vale-benefícios Ticket comprou a brasileira Comprocard Administradora de Cartões, que atua no mesmo ramo.
 
(Thiago Resende | Valor)

+ posts

Share this post