ClickOn abre subsidiárias de compra coletiva na América Latina

O rápido crescimento dos sites de compra coletiva no Brasil está levando as empresas a um segundo momento de expansão. Um dos maiores players do segmento, o ClickOn, dá início à abertura de subsidiárias na América Latina, enquanto sites de menor porte, como o Imperdível e o Clube do Desconto, começam um movimento de consolidação.

Estima-se que hoje existam quase 500 endereços eletrônicos no país caracterizados como compra coletiva – que reúnem compradores para um mesmo serviço ou produto, oferecido a preço de atacado na internet. O segmento ganhou popularidade entre os internautas a partir do segundo semestre de 2010, ano em que as compras coletivas movimentaram aproximadamente R$ 200 milhões no país. "Para este ano, acreditamos que o setor vai faturar R$ 1,2 bilhão", diz Marcelo Macedo, presidente do ClickOn, um dos três maiores sites de compra coletiva do Brasil.

Os principais competidores da empresa são o americano GroupOn (líder mundial deste mercado, que adquiriu o Clube Urbano em 2010) e o brasileiro Peixe Urbano, que em dezembro passou a ter como sócio o fundo de venture capital americano Benchmark.

Fundado por um grupo de brasileiros, entre eles Macedo e Paulo Humberg, presidente do Brands Club, um clube de compras na internet, o ClickOn tem 50% das suas ações nas mãos do alemão Group Buying Global (GBG), que também tem sites de compras coletivas no México, Turquia, Índia, Emirados Árabes e Suíça.

Na Argentina, o ClickOn começou a operar há duas semanas, a partir de uma operação que já tinha sido montada pelo GBG, o ClickOnero. Segundo Macedo, outras subsidiárias do ClickOn devem ser criadas este ano no Uruguai, Chile e Colômbia. "Vamos explorar troca de ofertas entre os países, principalmente em turismo", diz ele.

A meta é que a América Latina represente 12% do volume movimentado pelas ofertas coletivas do site este ano, estimado em torno de R$ 250 milhões. Desse total, cerca de 30% fica com o ClickOn, que fez sua primeira oferta coletiva em maio de 2010. Atualmente, são 4,5 milhões e presença em 25 cidades do país.

Enquanto os grandes expandem atuação, os menores tentam ganhar volume via aquisições. Na semana passada, o Imperdível comprou outro site da categoria compra coletiva, o fluminense Deu Samba. Com a aquisição, o Imperdível, do empresário Paulo Veras, ampliou sua presença de 26 para 30 praças e o movimento de compras, cujo valor não é divulgado, em cerca de 15%.

O Clube do Desconto acaba de adquirir o Bom Proveito, especializado em ofertas gastronômicas, mas com atuação restrita à capital paulista. A empresa afirma, no entanto, que pretende levar o Bom Proveito para dez cidades dentro de três meses. Presente em 14 praças, o Clube do Desconto lançou este ano o Tripz, de compras coletivas em pacotes turísticos.

(Daniele Madureira | Valor)

+ posts

Share this post